Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Além de ser um alimento essencial nos primeiros meses de vida, o leite é uma das melhores fontes de cálcio disponíveis. Por isso, este alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes e seu consumo pode ajudar a prevenir a osteoporose e a diabetes tipo 2. Porém, ainda existem muitos mitos sobre os reais benefícios e malefícios do leite.
Graças a grande quantidade de nutrientes e por trazer a sensação de saciedade, uma teoria se popularizou de que consumir 1 litro de leite por dia ajudava a emagrecer. Pensando nisso, estudiosos das Universidades de Oxford e de Bath, em parceria com a rede de notícias BBC, realizaram uma pesquisa para avaliar quatro métodos de redução abdominal, entre eles estava o consumo do leite.
No entanto, os resultados foram insatisfatórios: os participantes que ingeriram 1 litro de leite por dia não apresentaram qualquer alteração de peso ou de saúde. Assim, a teoria de que os laticínios aumentariam a eliminação de gordura corporal se tornou comprovadamente falsa.
Saiba mais: Como incluir o leite na dieta?
A importância do leite na infância e adolescência
O consumo de leite é essencial no começo da vida. Isto porque a densidade óssea que a pessoa irá conseguir vai depender do quanto de cálcio será ingerido até os 20 anos de idade. Dos 0 aos 20 anos é o momento em que as pessoas precisam ingerir boas quantidades de cálcio. Caso o leite seja retirado da dieta sem ser substituído por outras fontes de cálcio as chances de osteoporose aumentam.
Riscos do consumo excessivo
Quando o leite é ingerido em excesso há o risco do ganho de peso, já que a bebida possui grande quantidade de calorias. Além disso, como ela possui gordura saturada há o risco de grandes quantidades desta substância aumentarem os níveis de colesterol ruim, LDL, e assim elevar os riscos de doenças cardiovasculares.