Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Cientistas pesquisaram durantes séculos qual seria a função do orgasmo feminino dentro do contexto da reprodução. O orgasmo masculino, por exemplo, leva diretamente à ejaculação, liberando os espermatozoides.
Um novo estudo realizado por uma dupla de cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostra que o orgasmo das mulheres está ligado ao seu passado evolutivo, quando a descarga hormonal que acompanha o clímax era necessária para a mulher ovular.
Saiba mais: 8 coisas que acontecem com seu corpo quando para de fazer sexo
Ainda hoje é possível notar essa característica em algumas espécies, como coelhos e esquilos, mas em humanos e outros primatas esse fator acabou sendo extinto. Isso aconteceu graças ao desenvolvimento de ciclos ovulatórios independentes da presença de machos ou do estímulo do ato sexual.
O cientista e professor de Ecologia e Biologia Evolucionária, Günter Wagner, explica que os outros estudos feitos sobre esse tema focavam apenas na biologia humana, desconsiderando a origem evolucionária. O estudo conclui que o orgasmo feminino seria, então, um resquício desse passado, no qual a descarga de hormônios liberava substâncias como prolactina e oxitocina, essenciais para a ovulação.
Saiba mais: Você sabe tudo sobre o orgasmo feminino?
Os pesquisadores acreditam ainda que a ovulação induzida apareceu antes da ovulação espontânea, tendo surgido há cerca de 75 milhões de anos. Esta última pode ainda ter gerado outras mudanças evolutivas, como a realocação do clitóris. O fato dos seres humanos realizarem a ovulação espontânea, onde o clitóris fica muito distante do canal vaginal, explica porque a cópula não é necessariamente acompanhada do orgasmo.
Ainda ficam muitas incertezas sobre as funções do orgasmo, como, por exemplo, o fortalecimento do vínculo emocional, mas sobre uma coisa não há dúvida: o orgasmo feminino é extremamente importante para o prazer do casal como um todo. Conheça aqui dez obstáculos que podem estar te impedindo de chegar ao orgasmo.