Para realizar o sonho de poder trabalhar, esses jovens argentinos, portadores da Síndrome de Down, decidiram se juntar e abrir o seu próprio negócio: uma empresa de pizzas que atende eventos diversos. A empresa Los Perijeles é composta por Mateo, formado como padeiro, Leandro, que é mestre confeiteiro, e Franco e Mauricio, que trabalham como garçons. A ideia virou o maior sucesso nas redes sociais e, em apenas dois meses de atendimento, eles já atenderam 24 eventos.
O Los Perijeles começou com aajuda de Leandro López, presidente de uma associação dedicada a jovens com Síndrome de Down, a Crescer Somando, e com o apoio também dos professores Telam López e Kevin Degirmenci, que perceberam a vontade de trabalhar dos jovens e a dificuldade de inserção no mercado.
''Um dia falei com eles para fazer uma pizza e fiquei atento durante todo o procedimento, desde a compra dos materiais até o momento no qual nos sentamos na mesa para comer. Na verdade, me surpreenderam bastante. Foi assim como tudo começou", contou Leandro López. Em junho deste ano, Leandro propôs a ideia de o grupo montar seu próprio negócio.
Em 9 de junho, o grupo atendeu o seu primeiro evento. O sucesso foi tão grande que eles acabaram desenvolvendo um logo, criaram uniformes e uma página nas redes sociais para divulgar o serviço. Atualmente, somam mais de 10 mil seguidores no Facebook.
"Aprendo todos os dias algo novo com eles, o bom do ser humano, a essência do ser humano. Entre eles nunca há inveja, egoísmo, mas sim companheirismo", afirmou o diretor. López ainda declarou que não existem muitas oportunidades de emprego para portadores de Síndrome de Down, mas que eles devem continuar lutando por isso como qualquer outra pessoa.
Saiba mais: Existe limite para as pessoas com Síndrome de Down?