O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iTanto a ginecomastia quanto a pseudoginecomastia se caracterizam pelo aumento do volume mamário nos homens. A diferença é que na ginecomastia clássica o aumento decorre de volume excessivo de tecido mamário, enquanto na pseudoginecomastia há aumento de tecido gorduroso.
Uma maneira fácil de saber a diferença é palpar o tecido que está atrás da aréola. Se ele for duro e com densidade de uma "massa", provavelmente é uma ginecomastia. Se ele for mole e difuso, é provável tratar-se de uma pseudoginecomastia.
A causa da pseudoginecomastia é o acúmulo de gordura puro e simples, enquanto a ginecomastia é causada por uma alteração hormonal, mas muitas vezes não se consegue descobrir o motivo. Não se sabe ao certo porque alguns homens acumulam gordura na região das mamas, mas a pseudoginecomastia pode ocorrer em homens com sobrepeso, mas que não necessariamente sejam obesos.
Saiba mais: Anabolizantes aumentam risco de câncer
Quais as opções de tratamento da pseudoginecomastia?
Existem exercícios físicos que podem amenizar a pseudoginecomastia: mas atenção, o objetivo é tentar diminuir a parte da gordura e não ganhar massa muscular que pode piorar o aspecto da mama. Dietas orientadas por nutricionistas também são importantes no tratamento da pseudoginecomastia.
Se mesmo assim não melhorar, a lipoaspiração da mama pode ajudar (desde que não ocorra a sobra da pele).
- Lipoescultura local: em casos onde a mama é decorrente apenas de acúmulo gorduroso. Ideal para ginecomastia gordurosa discreta
- Lipoescultura local e cicatriz na parte inferior da aréola: realizada em pacientes com moderado volume de gordura e tecido mamário (sem excesso de pele)
- Lipoescultura local, cicatriz no sulco mamário e aréola: em situações onde existe mama de grande volume com excesso de pele, comumente observada em pacientes pós grande perda de peso. Se necessário, o tamanho da aréola pode ser diminuído. A disposição e tamanho da cicatriz podem variar de acordo com a quantidade de pele a ser retirada. De maneira geral, a cicatriz fica de qualidade aceitável visto o benefício do novo contorno do tórax masculino.
Lembrando, no entanto, que se ocorrer aumento de peso da pessoa ou ela tiver uma dieta rica em gorduras, o problema pode retornar.