Graduado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), com residência médica em Cirurgia Geral n...
iNo artigo anterior, expliquei o que é ejaculação retrógrada, a ejaculação que ocorre para dentro da bexiga) e anejaculação, ausência de ejaculação através da uretra.
Neste artigo pretendo aprofundar um pouco na Hiperplasia Benigna de próstata, uma condição causada pelo crescimento da próstata.
A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluido que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen.
O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem.
À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também. Com o envelhecimento, ela vai progressivamente aumentando, podendo representar em alguns homens até 90% do peso da próstata, geralmente observadas em próstatas volumosas com mais de 100g.
Este crescimento é individual, podendo ter um caráter hereditário, mas pode ser influenciado por hábitos de vida, alimentares e por doenças que porventura apareçam com o envelhecimento, como o diabetes.
Diminuição da ejaculação
Pessoas que têm próstata com HPB, geralmente se queixam que estão ejaculando menos e que vem observando diminuição progressiva nos últimos anos. A obstrução do trato urinário inferior causada pela crescimento da próstata pode dificultar a ejaculação, pela sua diminuição
Sendo assim, o que está ocorrendo é a obstrução dos ductos que trazem as secreções para a uretra, dificultando sua chegada à uretra prostática. Isto não é causado pela ejaculação retrógrada.
Em torno de 70% dos pacientes que se encontram com sintomas miccionais causados pela obstrução trato urinário inferior pelo HPB, quando são operados para sua desobstrução, relatam que deixaram de ejacular.
Neste caso, o líquido seminal cai na luz da loja prostática e vai ser diluído na urina. Agora há uma ampla comunicação da luz da uretra prostática com a bexiga, possivelmente causada pela lesão das fibras circulares que que rodeiam o colo vesical.
Tratamento para hiperplasia benigna de próstata
Uma cirurgia menos radical, a prostatotomia, que apenas faz duas calhas na próstata causa ejaculação de apenas 25% dos homens sexualmente ativos em revisão de estudos na literatura. Esta cirurgia é uma boa cirurgia para pacientes obstruídos por próstatas com menos de 30g.
Toda cirurgia prostática para resolver a obstrução prostática benigna (HPB) pode causar a ejaculação retrógrada pela lesão no colo vesical (deixam o colo vesical aberto para passagem da urina). Cirurgia como a prostatotomia, geralmente realizada em pacientes jovens e com próstatas pequenas podem manter a ereção em até 70% dos casos.