Médico Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo / Pos-Doutorando d...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iEspirrar é uma reação natural do corpo, mas sempre que isso acontece logo achamos que pode ser rinite. Só que nem sempre esse é o motivo, sabia? Existem diversos outros motivos que podem levar uma pessoa a espirrar, desde irritantes ambientais, como poeira e ácaro, até questões de saúde específicas, como um resfriado. Por isso é importante entender esses diferentes fatores para identificar a causa dos espirros e buscar o tratamento adequado para cada situação.
O MinhaVida entrevistou o otorrinolaringologista Marcel Menon Miyake, que listou 5 motivos para você espirrar que não são rinite alérgica. O especialista ainda destacou no final do artigo a importância da lavagem nasal para a melhora deste sintoma. Acompanhe!
Você sabe o que é o espirro? Especialista explica
O espirro é um reflexo involuntário que funciona como um mecanismo de defesa do nosso corpo. “Ele tem como objetivo expulsar qualquer fator, qualquer substância que possa ter um potencial agressor, das nossas vias aéreas. Isso vale para qualquer substância que possa causar algum problema na região, como os alérgenos (ácaros, pólen e fungos), passando por vírus e bactérias que causam gripes e resfriados, além de substâncias químicas, como cigarro e poluição”, esclareceu o médico.
Leia também: Homem sofre rompimento na garganta após segurar espirro
Conheça 5 motivos para você espirrar que não são rinite alérgica
- 1. Irritantes ambientais, como poeira e perfume
Marcel conta que existem muitas coisas ao nosso redor que podem provocar espirros, elas são chamadas de irritantes ambientais. Esses irritantes podem ser desde ambientes poluídos, como grandes centros urbanos com alta concentração de poluentes no ar, a presença de poeira, fumaça de cigarro, produtos químicos e até perfumes fortes. “O perfume, pelo fato dele ter uma substância química bem volátil que entra no nariz, não só pelo cheiro, mas principalmente pelas substâncias químicas, também podem causar esse reflexo”, ressaltou o especialista.
- 2. Mudanças de temperatura e das estações
A exposição rápida a mudanças bruscas de temperatura, como entrar em um ambiente com ar-condicionado após caminhar sob o sol quente, pode desencadear espirros em algumas pessoas. Essa reação é conhecida como rinorreia gustativa, que é desencadeada pelo resfriamento das mucosas nasais. Algo parecido acontece na troca das estações por conta da mudança das temperaturas, como é o caso do outono/inverno para o verão, e do pólen que fica mais evidente durante a primavera.
- 3. Reflexo do nervo trigêmeo
Marcel conta que o nariz é formado por vários nervos, e que um deles é chamado de trigêmeo. “Esse nervo tem a capacidade tátil de pressão e de dor da região, e é responsável pelo mecanismo de expulsar um corpo estranho de dentro da narina”, explica o otorrino. Essa ativação pode desencadear uma resposta de espirro, chamada de reflexo do nervo trigêmeo, que ocorre por mudança de temperatura, quando sentimos cheiros fortes, mas também pode surgir independentemente de alergias ou irritantes ambientais.
- 4. Infecções respiratórias
Infecções virais, como resfriados e gripes, são uma causa comum de espirros. Quando o sistema imunológico detecta a presença de vírus nas vias respiratórias, ele desencadeia uma resposta inflamatória que pode incluir espirros como uma forma de expelir o vírus do corpo. Mas neste caso é importante ficar de olho, pois os espirros costumam vir acompanhados por outros sintomas, como congestão nasal, tosse e febre. Se este for o seu quadro, é necessário procurar ajuda médica.
- 5. Sensibilidade a alimentos ou bebidas
Alguns alimentos ou bebidas podem desencadear espirros em pessoas sensíveis a certos ingredientes que possuem cheiro forte. Quando comemos alimentos picantes que levam pimenta, curry ou páprica isso pode causar um grande estímulo nas mucosas nasais e desencadear o espirro. O mesmo cenário pode acontecer com bebidas carbonatadas, como refrigerantes, que causam irritação nas vias respiratórias superiores.
Lavagem nasal ajuda na melhora dos espirros
Você sabia que a lavagem nasal pode ser uma grande aliada para quem sofre com espirros frequentes? O otorrinolaringologista comenta os benefícios dessa prática: "Principalmente a lavagem feita com garrafinha ou com seringa, tem a capacidade não só de hidratar a mucosa, mas também de remover mecanicamente todas aquelas partículas acumuladas dentro da cavidade que fazem o paciente espirrar".
Essa prática simples é muito eficaz para pacientes que sofrem com espirros frequentes devido à exposição a alérgenos, poluentes ambientais ou mudanças de temperatura. Ao manter as vias nasais limpas e hidratadas, a lavagem nasal contribui para o alívio dos sintomas e para uma respiração mais livre e confortável.
Leia mais: Como fazer a lavagem nasal corretamente?