Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
Mudar para um estilo de vida saudável pode ser difícil, mas não é impossível. Rafael Rocha de Almeida, 28 anos, é um exemplo de superação e inspiração para muitas pessoas que querem viver uma transformação como essa.
Ao longo de sua adolescência, ele foi ficando sedentário e, consequentemente, o número na balança só aumentava. Em 2014, ele se casou e aquele ditado de que "casamento engorda" se mostrou verdadeiro, fazendo-o ganhar mais alguns quilinhos.
Um acidente durante suas férias em abril de 2015 prejudicou ainda mais a saúde de Rafael. Ao se aventurar em uma corrida com quadriciclo, ele acabou perdendo o controle e, por já estar acima do peso, acabou caindo em cima do próprio braço, o que lhe rendeu uma fratura exposta. Ele precisou colocar pinos no cotovelo.
Os momentos após o acidente foram de muitos obstáculos a serem enfrentados, como os 12 meses de fisioterapia para retomar os movimentos do braço. "Em dezembro de 2015 minhas roupas já não serviam mais, doei muitas delas, o que me deixou frustrado. Mas acabei guardando algumas, me desafiando a usá-las no ano de 2016", disse Rafael.
Mudanças
Logo no início de 2016, ele decidiu que estava na hora de mudar seu estilo de vida. Rafael procurou um profissional da saúde, que o orientou a fazer uma reeducação alimentar e atividades físicas.
"Buscava uma alimentação simples que encontrava no meu cotidiano, no refeitório do meu trabalho e em casa. Com o passar dos meses, fui perdendo peso e medidas, e as pessoas não paravam de perguntar o que eu estava fazendo", contou ele.
Rafael pesava 74,8 kg, estava acima do seu peso ideal e isso o incomodava muito. "Em festas familiares era sempre o mesmo comentário: 'nossa, depois que você casou engordou muito'. Eu cansava fazendo pouca coisa, meu joelho doía quando corria, tinha baixa autoestima e sofria com apelidos", completou ele.
O começo foi desafiador, muitas pessoas não acreditavam que ele iria conseguir e até debochavam dizendo que não precisava disso e iria ficar doente. Contudo, Rafael seguiu firme com o seu objetivo.
Durante a redução alimentar, ele estava procurando uma maneira de ter controle dos alimentos que consumia ao longo do dia. Foi quando descobriu um aplicativo que poderia ajudá-lo a emagrecer e manter uma alimentação saudável: o Tecnonutri.
O aplicativo foi além das expectativas de Rafael: "Fiquei viciado no aplicativo, pois ele é muito presente, sinaliza quando eu preciso tomar água, horários das refeições e treino. É o controle do meu tempo em minhas mãos. Hoje, o que mais me motiva são meus seguidores do aplicativo Tecnonutri, penso que posso influenciá-los a ter uma vida saudável e conseguir chegar em seus objetivos."
Algumas práticas da sua vida tiveram que ser mudadas ou deixadas de lado. "Não praticava nenhum tipo de atividade fica ou esporte, usava o carro para ir até na esquina. Hoje não tenho mais esses hábitos. Não consumo mais refrigerantes, lanches, frituras, nem faço as refeições bebendo. Antes, eu não me alimentava nos intervalos entre as principais refeições", disse ele.
Atualmente, Rafael chegou a seu peso ideal, 62,3 kg, número que ele mantém já há sete meses. A conquista de uma vida mais saudável pode não ser fácil, mas com a ajuda de bons alimentos e a musculação, que ele pratica de segunda a sábado, Rafael mostra que, assim como ele, todos podem superar as próprias dificuldades.
#Eu Posso: uma causa de inclusão no esporte e do direito a uma vida mais saudável
Para muitos brasileiros, praticar atividade física ainda é um direito a ser conquistado e, por isso, o Minha Vida está engajado na causa #Eu Posso, que traz à tona a discussão sobre o direito que todo mundo tem de adotar uma vida mais saudável. Queremos muito saber se você já teve alguma dificuldade para praticar exercícios! Clique aqui e conte a sua história.