Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com título de especialista em pediatria pela Associação...
iApesar de termos assunto para muito mais discussões sobe os mitos, vamos terminar essa série por aqui. Assim, não poderíamos deixar de falar sobre um último ditado popular conhecidíssimo, mas que também, pelo uso, foi modificado.
Quem tem boca vai a Roma. O correto é: Quem tem boca vaia Roma.
NÃO PODE VACINA QUEM USA HOMEOPATIA. Este é outro conceito que não tem fundamentação em nenhum texto de homeopatia.
Enquanto estava em meu curso de formação em homeopatia, perguntei ao meu mestre e agora amigo (Dr. Marcelo Pustiglione), onde Hahnemann escreveu que não deveríamos vacinar ninguém contra as doenças. E ele me disse que em lugar nenhum, ao contrário.
Em uma das poucas citações que Hahnemann faz às vacinas, ele elogia o criador da vacina anti-variólica (doença que matava muita gente naquela época). Hoje a varíola é a primeira doença considerada erradicada do mundo.
Mesmo assim, existe um grupo de homeopatas que é contra o uso de vacinas. Na minha opinião, as vacinas, desde que usadas de forma criteriosa, são fundamentais para a prevenção de doenças graves e importantes como a paralisia infantil, a meningite meningocócica, a hepatite B, para ficar em algumas. Além disso, elas são obrigatórias.
A homeopatia tem formas de prevenir e tratar os efeitos colaterais das vacinas. Dessa forma, vale a pena vacinar nossas crianças, nossos adolescentes e nossos pais e avós.
No próximo mês vamos conversar um pouco sobre o que parece ser homeopatia mas não é. Até lá.
Alguem já te disse que homeopatia não funciona? Como foi a história e qual a sua posição sobre ela?