Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA cirrose é uma doença causada pela formação de nódulos e cicatrizes no fígado, que ocorrem quando o tecido hepático é agredido por agentes externos, principalmente o consumo excessivo de álcool.
O fígado é um órgão que realiza diferentes funções no organismo como produção de proteínas que auxiliam na coagulação do sangue, armazenamento de nutrientes, fabricação de bile, substância necessária para ajudar na digestão de alimentos, quebra de gordura saturada e produção de colesterol. Além disso, o órgão é responsável por livrar o corpo das toxinas presentes no álcool e nas drogas.
Sintomas de cirrose:
Os sintomas da cirrose podem ser caracterizados pelo estágio no qual a doença se encontra:
Sintomas iniciais
- Mal-estar
- Alterações no fluxo menstrual
- Queda de pelos
- Fraqueza
Fase mais avançada (quadro considerado grave)
- Olhos amarelos
- Insuficiência hepática avançada
- Encefalopatia
- Alterações na pressão arterial
- Inchaço abdominal.
Fase crítica
Coma
Causas da cirrose:
De acordo com o gastroenterologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Arnaldo Szutan, existem três fatores que podem ocasionar o desenvolvimento da cirrose:
Uso abusivo de álcool:
O fígado conta com enzimas capazes de minimizar os efeitos do álcool no organismo. No entanto, quando se ingere uma quantidade muito alta de álcool, as células hepáticas são afetadas e não conseguem se renovar. Isso faz com que apareçam cicatrizes sobre a superfície do fígado.
Hepatite crônica
As hepatites do tipo B e C são capazes de causar cirrose. Isso porque os vírus atacam as células do fígado e começam a se multiplicar, causando assim a inflamação do órgão.
Esteatose hepática
É um acúmulo de gordura nas células do fígado e pode danificar as células hepáticas, causando assim um quadro de cirrose. A doença pode ser dividida em alcoólica (quando há abuso na ingestão de bebida alcoólica) ou não alcoólica (quando não há ingestão de bebida alcoólica).
Quando procurar ajuda:
O cuidado com a saúde e a realização de exames que ajudem a identificar se existe algum problema precisa ser feito anualmente. No entanto, se o paciente notar que os primeiros sintomas permanecem por mais de uma semana, é importante procurar ajuda médica.
Fontes consultadas
Luiz Arnaldo Szutan, gastroenterologista do Hospital Samaritano de São Paulo
Mayo Clinic