Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
A dieta PronoKal foi desenvolvida pela empresa de mesmo nome e é uma dieta para emagrecer. Inicialmente ela é semelhante a uma dieta da proteína, cetogênica e baseada no uso de substitutos alimentares e suplementação vitamínica. Mas o que isso significa exatamente?
Saiba mais: Dieta da proteína proporciona emagrecimento rápido
Esta dieta PronoKal é baseada nos modelos de dietas da proteína, em que você consome muito mais este macronutriente do que carboidratos e gorduras. No entanto, ao contrário do que a maior parte das dietas da proteína, o consumo delas é controlado, ou seja, só é consumida a quantidade de proteínas diária indicada para cada pessoa, em um cálculo individualizado.
Com este predomínio das proteínas, o corpo da pessoa entra em processo chamado cetose, em que o organismo utiliza a energia proveniente de nossos estoques de gordura, por isso esta é uma dieta cetogênica.
Para conseguir este controle da quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras, os pacientes consomem sachês da empresa PronoKal de alimentos já balanceados dentro dos preceitos da dieta, que são preparados com água. A suplementação vitamínica também é feita, para garantir que a baixa ingestão de alimentos não leve a carências nutricionais. Mais para frente, a dieta se torna uma reeducação alimentar, já que os outros grupos alimentares são reintroduzidos pouco a pouco.
Saiba mais: A gente te ensina como evitar o efeito sanfona
Desta forma, os especialistas do método afirmam que o paciente consegue perder uma média de oito quilos por mês durante a primeira etapa da dieta.
No entanto, a única forma de seguir a dieta PronoKal e comprar os produtos necessários é através da indicação de um médico credenciado no método. Este especialista fará o acompanhamento do paciente há cada 15 dias e posteriormente a cada mês, observando como ele se adapta a dieta e passando o paciente de fase conforme sua evolução.
Saiba mais: 16 dietas para emagrecer com saúde e mais rápido
Etapas e fases da PronoKal
A dieta PronoKal é dividida em três fases, cada uma com um objetivo:
- Etapa ativa ou cetogênica: em que há predomínio do consumo de proteínas e o corpo entra em cetose para emagrecer. Nela são perdidos 80% dos quilos da meta
- Etapa de adaptação fisiológica: a cetose é quebrada e os macronutrientes aos poucos são reequilibrados para as proporções normais
- Etapa de manutenção: em que o paciente volta a comer normalmente, mas de forma equilibrada, buscando manter seu peso.
Cada etapa é dividida em fases, contabilizando oito no total. Saiba mais sobre cada uma delas:
Etapa ativa
Neste momento da dieta PronoKal o paciente consome diariamente aproximadamente um grama de proteína para cada quilo de seu peso ideal, 10 gramas de gorduras e entre 30 e 50 gramas de carboidratos. Com tão pequenas quantidades, nesta etapa da dieta ele consome apenas entre 600 e 900 calorias por dia.
Este equilíbrio leva o paciente a um estado de cetose, em que o corpo perde a glicose como fonte prioritária de energia e começa a usar o tecido adiposo, sua reserva. Este processo de quebra das gorduras armazenados no tecido adiposo forma os chamados corpos cetônicos, capazes de gerar energia, queimando gordura.
O corpo demora entre dois e três dias para entrar em cetose após a redução drástica de carboidratos. A adaptação a este processo, no entanto, pode causar sintomas iniciais ruins, como fome, mau humor e irritabilidade, dores de cabeça, náuseas e até vômito. Os sintomas passam em cerca de cinco dias e normalmente são substituídos por uma sensação de bem-estar e saciedade.
Nesta fase, o paciente consome praticamente apenas os sachês da PronoKal. São pózinhos que quando misturados em água se tornam bebidas ou alimentos sólidos, como shakes, sucos, omeletes, bolinhos e até nuggets. Dentro deles já tem a quantidade necessária dos nutrientes do dia.
O paciente fica nessa etapa o tempo suficiente para emagrecer 80% de sua meta, passando pelas fases 1, 2a e 2b. Depois disso ele passa para a fase de adaptação fisiológica.
Etapa de adaptação fisiológica
Nesta fase da dieta PronoKal a cetose é quebrada e aos poucos os alimentos do dia a dia são introduzidos nas refeições, para que o corpo se adapte novamente aos carboidratos e ao uso da glicose como energia. Se os itens fossem adicionados de uma vez, o pico de glicose poderia levar ao aumento da fome e consequente perda dos resultados em médio prazo.
Essa etapa vai da fase 3 até a fase 7 e em cada uma delas novos itens são adicionados ao cardápio diário, como azeite, proteínas magras e pães integrais, entre outros. Os sachês PronoKal também são gradativamente substituídos. Tanto que a ingestão calórica começa em 1.100 kcal/dia e chega até 1.500 kcal/dia.
Nesta fase da dieta PronoKal o paciente pode apresentar um pequeno aumento de peso inicial, devido à quebra da cetose e ao rearmazenamento do glicogênio como reserva de energia muscular, mas ele é perdido junto com os outros 20% da meta, devido à restrição calórica.
De modo geral, essa etapa deve durar o mesmo tempo ou o dobro da etapa ativa.
Etapa de manutenção
Aqui se inicia a fase 8, em que o paciente consome apenas alimentos normais, podendo usar os substitutos alimentares da PronoKal como suplementos de proteína. Nesta fase o paciente continua sendo acompanhado pela equipe nutricional do PronoKal por dois anos. Nesta fase, o paciente pode consumir qualquer alimento, desde que nas quantidades adequadas e orientadas por seu médico e pela equipe do método.
Por que a PronoKal ajuda a emagrecer?
O segredo do emagrecimento rápido da dieta PronoKal está em aliar uma dieta com poucas calorias com o processo de cetose. As poucas calorias fazem parte da matemática básica de que para perder peso é preciso gastar mais calorias do que se consome. Já a metologia cetogênica faz com que a energia gasta seja justamente as das reservas de gordura, eliminando a gordura acumulada.
Além disso, a cetose é um processo que reduz a sensação de fome, justamente devido às quedas do hormônio insulina, usado no transporte da glicose para dentro das células.
Por fim, há um acompanhamento não só do médico que indica o médico, como da equipe nutricional do PronoKal que liga constantemente para o paciente. Ele também é incentivado a praticar atividades físicas e tem o apoio de coachings para que mantenham a motivação e consigam mudar hábitos que boicotam a dieta.
Mas não há risco de a dieta PronoKal gerar quebra dos músculos?
Os estudos atuais sobre dieta cetogênicas se dividem neste ponto. No entanto, o que se acredita é que em pessoas que já façam atividade física regularmente esse processo seja menor. Isso ocorre porque durante os exercícios o corpo não utiliza apenas a energia da glicose, mas também há geração de corpos cetônicos, levando à quebra das gorduras. Portanto, o corpo de quem não é sedentário está mais acostumado a entrar em cetose e usar esse tipo de energia.
Há algum risco em ficar tanto tempo em cetose?
Como a dieta PronoKal precisa de acompanhamento médico para ser feita, não há perigo. Além disso, o estado de cetose nutricional, ou seja, provocado pelo reequilíbrio dos alimentos, não é tão intenso quanto uma cetoacidose, portanto é considerado seguro em pessoas com indicação correta. No entanto, existem grupos de pessoas que não podem entrar em estado de cetose, portanto são contraindicadas para esta dieta.
Há algum risco em ficar tanto tempo em cetose?
Como a dieta PronoKal precisa de acompanhamento médico para ser feita, não há perigo. Além disso, o estado de cetose nutricional, ou seja, provocado pelo reequilíbrio dos alimentos, não é tão intenso quanto uma cetoacidose, portanto é considerado seguro em pessoas com indicação correta. No entanto, existem grupos de pessoas que não podem entrar em estado de cetose, portanto são contraindicadas para esta dieta.
Quem não pode fazer a dieta PronoKal?
Existem alguns grupos de pessoas contraindicadas para a dieta PronoKal, como crianças e adolescentes até 16 anos, grávidas e lactantes. Além disso, as contraindicações principais são as seguintes doenças:
- Diabetes tipo 1
- Diabetes tipo 2 descompensado
- Problemas renais ou hepáticos
- Anemia
- Problemas respiratórios, como DPOC e asma
- Arritmias cardíacas graves e outras doenças cardiovasculares.
Por isso que o método PronoKal só pode ser feito se indicado por um médico credenciado na técnica. Na primeira consulta ele pedirá todos os exames necessários para testar se o paciente tem algum problema que o torne o estado de cetose e privação calórica perigoso para ele.
Como começar a dieta PronoKal?
Para começar a dieta PronoKal é preciso se inscrever no site do método, mostrando interesse. Então a equipe nutricional deles entrará em contato para indicar os médicos credenciados mais próximos de seu endereço.
Na primeira consulta o médico conhecerá o histórico do paciente e pedirá exames para entender se ele tem alguma contraindicação ao método. Se estiver tudo certo, ele notifica a PronoKal e receita quantos sachês o paciente deve consumir, além de lhe orientar a dieta certinho.
Ao longo das consultas de acompanhamento, o médico renova estas receitas para compra dos sachês PronoKal e avalia a evolução do paciente, percebendo se ele precisa mudar de fase e etapa do tratamento.
Vantagens da dieta PronoKal
Perda de peso rápida O método PronoKal promete a eliminação de oito quilos por mês na primeira etapa da dieta, o que traz resultados mais rápidos ao paciente e podem motivá-los a continuar a reeducação na segunda etapa.
Praticidade nas refeições Nas primeiras fases da dieta PronoKal a maior parte das refeições já é planejada devido aos sachês, que são rapidamente preparados com ajudar de um fogão ou micro-ondas.
Acompanhamento médico constante A dieta PronoKal só pode ser feita com as receitas dadas pelo médico que está acompanhando o paciente e suas reações à dieta e à cetose. Se o paciente apresentar alguma dificuldade de adaptação ou risco, ele poderá ser descontinuado.
Controle da quantidade de proteínas e gorduras A maior crítica dos especialistas às dietas com alto teor de proteínas são os problemas que elas podem trazer aos rins e fígado. Como na dieta PronoKal é calculado o quanto cada paciente precisa consumir de proteína ao dia, não há risco destes problemas.
Incentivo a reeducação alimentar Apesar de a primeira etapa da dieta PronoKal ser totalmente restritiva, depois disso é incentivado que o paciente se reeduque na alimentação e consuma as quantidades adequadas de cada tipo de alimento, sem privações, o que é importante para construção de novos hábitos que permitem a manutenção do peso perdido.
Desvantagens do método PronoKal
Monotonia e privação alimentar Por mais que as refeições da PronoKal sejam práticas, há apenas 31 opções de sabores de sachês, divididos em categorias como salgados, omeletes, sobremesas e sopas. Isso pode levar a uma monotonia alimentar depois de um tempo, que pode desmotivar a dieta.
Dificuldade em ajustar-se ao método A etapa 1 da PronoKal demanda um cumprimento à risca das regras da dieta, pois qualquer escapada quebra a cetose e depois o corpo levará mais dias para voltar ao estado anterior, prejudicando o ritmo da perda de peso. Isso pode ser complicado para quem tem uma vida social agitada, pois não é permitido ingerir bebidas alcoólicas, doces ou alimentos ricos em carboidratos e gorduras.
Alto custo Os sachês Pronokal custam em média 22 reais, e como no começo da dieta é preciso consumir entre quatro a seis por dia, o custo pode ser alto. Além disso, é preciso pagar as consultas do médico, que não necessariamente atenderá convênios médicos. No final do primeiro mês o investimento final pode ser alto, mas tende a diminuir conforme as consultas médicas se tornam espaçadas e os sachês são retirados aos poucos da alimentação.
Efeitos colaterais da adaptação Antes do corpo entrar em cetose, ele precisa se acostumar à redução dos carboidratos, o que traz sintomas como irritabilidade, dores de cabeça, fome, náuseas e até vômito.
Riscos do método
O método PronoKal só pode ser feito sob supervisão médica, o que já reduz as chances de trazer riscos. No entanto, se ele for feito sem o acompanhamento médico, pode levar a problemas de adaptação com a cetose, como sobrecarga dos rins e fígado.
Cardápio da primeira fase da PronoKal
A nutricionista-chefe da PronoKal mostra um exemplo de cardápio da primeira etapa e primeira fase da dieta:
Café da manhã
Lanche da manhã
1 envelope de mini bolo chocolate PronoKal
Almoço
1 envelope de omelete de queijo PronoKal, recheado com espinafre cozido
1 prato cheio de salada verde (vegetais folhosos variados)
50g de tomate
Lanche
1 unidade de bebida iogurte morango PronoKal (produto já pronto)
Jantar
1 envelope de nuggets PronoKal
1 prato cheio de vegetais no vapor (couve-flor, brócolis americano e abobrinha)
50g de palmito
Fontes consultadas
Nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)
Endocrinologista Walmir Coutinho, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
Endocrinologista Isabela Bussade, professora da Pós-Graduação Endocrinologia e Clínica Medica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e médica credenciada do método PronoKal
Nutricionista Fernanda Caldeira, nutricionista chefe da PronoKal