Dra. Ana é graduada em Medicina e realizou Residência Médica pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP. A especialista po...
iRedatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Furúnculo é uma infecção profunda causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus. "Ela penetra na pele através dos folículos dos pelos e isso geralmente ocorre em pessoas debilitadas, física ou emocionalmente, que transpiram bastante", disse a dermatologista Ana Célia Xavier.
Por esse motivo, eles costumam aparecer em regiões do corpo com pelos, como nádegas, axilas, nuca, pernas e braços. Mas qual é a melhor maneira de tratar esse problema? Existe um remédio caseiro para furúnculo? O MinhaVida entrevistou alguns dermatologistas que esclareceram o assunto.
Remédio caseiro para furúnculo funciona?
Existem diversos tipos de tratamentos caseiros para furúnculos, mas a maioria serve apenas para aliviar os sintomas, sem de fato curar a doença.
O dermatologista Paulo Cunha, vice-presidente da Internacional Society of Dermatology e chefe do departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, conta que o melhor remédio caseiro para furúnculo é a pomada a base de Ictiol.
Perguntamos aos especialistas sobre remédios caseiros e eles afirmaram que não há comprovação científica de sua eficácia. Você pode aplicar essas opções na pele, mas sem nunca deixar de usar os medicamentos indicados pelo médico. "O furúnculo é causado por uma bactéria, devendo ser tratado com antibiótico via oral ou sistêmico", orienta Paulo Cunha.
Leia mais: Furúnculo ou berne: como diferenciar?
Aqui estão alguns exemplos de remédio caseiro para furúnculos que os médicos não recomendam o uso:
- Argila verde
- Leite ou leite de janaúba
- Óleo de malaleuca
- Neem
- Pasta de semente preta
- Farinha de milho
- Cebola
- Açafrão
- Cataplasma de pão com leite ou água morna.
Usar remédios caseiros pode fazer o quadro pode se agravar ainda mais, dificultando a recuperação e trazendo ainda mais desconforto. "Em alguns casos, esse tipo de tratamento pode até curar o ponto de inflamação, mas é muito provável que a bactéria sobreviva e o furúnculo retorne depois de um tempo, em outro ou no mesmo local", frisa a especialista Ana Célia.
Saiba mais: Especialistas respondem 11 maiores dúvidas sobre furúnculo
É preciso ter cuidado também com esta aplicação: "o uso indiscriminado desses produtos naturais na pele pode, até mesmo, agravar o quadro clínico, trazendo ao local impurezas e facilitando propagação de secreção", alerta a dermatologista.
Outras opções de tratamento para furúnculo
Apesar de o antibiótico estar presente em todos os tratamentos para furúnculo, tudo depende da situação em que está a lesão. "Quando ele se abre, deve-se usar pomadas a base de antibiótico e fazer uma limpeza ao redor para evitar a auto contaminação", explica Paulo.
Em outros casos pode ser preciso drenar o furúnculo, retirando seu pus, quando o organismo não é capaz de fazer isso sozinho.
Existem algumas medidas caseiras que podem tomadas durante o tratamento para furúnculo com antibióticos - sendo higiene a mais importante. "Como a secreção é capaz de contaminar outras pessoas e provocar novas lesões em seu hospedeiro, a higiene e cuidado com o local contaminado são necessários", considera Ana Célia.
Além disso, o uso de compressas quentes e outras medidas que aumentam o calor na região são um bom remédio caseiro para furúnculo, uma vez que aumentam a circulação sanguínea e, com isso, o acesso das células de defesa no local.
Sinais de complicações dos furúnculos
Usar apenas remédios caseiros para furúnculos pode fazer com que o quadro não evolua de forma correta, causando quadros mais graves. "As bactérias presentes no furúnculo podem, em alguns casos, desencadear infecções secundárias, como a celulite infecciosa", ressalta Ana Célia. Fique atento aos aparecimento de sintomas como:
- Fadiga
- Febre
- Inchaço dos gânglios linfáticos (em regiões como pescoço, axilas e virilhas)
- Vermelhidão na pele
- Inchaço da pele
- Sensibilidade extrema.
Leia também: Pomadas para furúnculo: quais as melhores para o problema?