Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
As décadas de 80 e 90 ficaram marcadas pelo surgimento de produtos de saúde e beleza jamais imagináveis, e que hoje são lembrados com aquela pontinha de nostalgia. Se você viveu nessa época irá lembrar desses itens que ficaram registrados na memória, sejam eles bons ou ruins. Confira:
1. Ter um termômetro de vidro em casa
O termômetro de vidro ou de mercúrio foi um produto clássico presente em diversas casas e hospitais nas décadas passadas. Você nunca foi capaz de entender o motivo da sua mãe agitar o termômetro antes de usar, mas existe uma explicação para isso. Após o uso do termômetro o nível do mercúrio ficava parado, por isso antes de usar era preciso agitar.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que proíbe a fabricação, importação e comercialização de termômetros e aparelhos de pressão que tenham mercúrio.
2. Usar permanganato de potássio no banho
Você se lembrar de tomar um banho meio roxo quando teve catapora? O permanganato de potássio era produto usado para deixar a água roxa e aliviar as coceiras causadas pela catapora. No entanto, o permanganato também era muito usado para limpar feridas e facilitar a cicatrização de ferimentos.
3. As diversas utilidades que a pomada minancora tinha
A pomada minancora era um item que não podia faltar em sua casa e era usado para TUDO, como cicatrizar pequenas feridas, combater o mau cheiro dos pés, servia como desodorante de axilas e até secava espinhas. Um verdadeiro milagre em forma de produto. Quem lembra do cheirinho dessa pomada?
4. Ah o merthiolate que ardia MUITO
Quem aqui nunca ouviu aquela frase "Ele só arde um pouquinho " e já entrou em completo desespero? Muitas evitavam se machucar só para não ter que sofrer ainda mais por ter que passar o merthiolate, e convenhamos aquele assopro da mãe não ajudava em nada. Esse é absolutamente o produto mais traumático das crianças e adolescentes da década de 90.
5. Quem nunca achou que AAS era bala?
Não importava os sintomas, como dores de cabeça, dor de garganta, febre e resfriados, o AAS Infantil era o medicamento usado em todos os momentos. Isso gerou confusão na cabeça das crianças que passaram a consumir o AAS como se fosse bala. Você com certeza não foi o único a mexer nas gavetas dos seus pais ou avós para encontrar o remédio. Contudo, é importante lembrar que o medicamento só deve ser usado em caso de absoluta necessidade e sob cuidados especiais.
6. Usava pasta de dente Kolynos
A tradicional paste de dente Kolynos foi introduzida no país em meados da década de 20, sendo absoluta de vendas por muito tempo. Ao longo dos anos, a Kolynos desenvolveu slogans divertidos e chamativos, como "limpa os dentes e a escovinha também". Além disso, a marca era muito conhecida pela embalagem que sempre manteve fidelidade ao verde e ao amarelo - ora mais pálidos, ora vibrantes.
7. Condicionador Neutrox não podia faltar na hora do banho
Esse foi um produto de beleza usado por diversas pessoas, não importava se você tinha o cabelo liso, ondulado, cacheado, com química ou natural, o neutrox era capaz de hidratar todos os tipos. Ir à praia sem levar o neutrox era um completo erro, isso por que ele ajudava a restaurar o cabelo danificado pelo mar. O neutrox possuía uma consistência e um cheiro característico impossíveis de esquecer.
8. Usava leite de rosas para deixar a pele linda
Conhecido por tirar as impurezas da pele, o leite de rosas foi um dos grandes clássicos desse período. Apesar de ser uma colônia desodorante, esse produto possui diversas tarefas de beleza para o dia a dia, como clarear a pele, reduzir as espinhas e tirar oleosidade. O leite de rosas ainda está à venda no mercado, porém após a criação de outros produtos o uso acabou diminuindo.
9. O rayito de sol não podia faltar no bronzeamento
Esse foi um dos produtos de maior sucesso entre as mulheres que adoravam pegar um bronze na praia. A embalagem em formato bisnaga era uma das marcas registradas do bronzeador rayito de sol. O produto continua sendo vendido, e atualmente a marca produz outros itens, entre eles estão os filtro solares, loções protetoras, aceleradores do bronzeado em diferentes fatores e géis pós-sol.
10. Band-aid demorava dias para sair da pele
Não importava se era marrom, colorido ou tinha desenhos, o band-aid significava alegria para as crianças. Porém, na hora de tirar era aquele sofrimento, o band-aid tirava casquinha do machucado e quase levava a pele junto. Os produtos evoluíram, agora tirar o band-aid não é tão dolorido, mas também não gruda por tanto tempo no local necessário. Se você lembrou de mais algum produto, deixe nos comentários.