Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida título pela S...
iO banho de balde é quando o bebê fica imerso na água (tal como o ofurô para adultos), simulando uma volta ao útero materno, que lhe é tão familiar. Os banhos de balde podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê couber no recipiente, geralmente por volta dos 4-6 meses de idade.
Benefícios do banho de balde em bebês
Também conhecido como ?Balde-Ofurô?, esta opção de banho para o bebê oferece:
- Relaxamento
- Melhora nos estados de agitação
- Combate a insônia
- Combate a cólica dos bebês
- Sensação de segurança para a criança, pois ela está sendo acompanhada e contida pela mãe, sem fraldas ou outros tecidos que tanto a incomodam, por ainda não estar acostumada a elas.
Outra vantagem deste tipo de banho é que, devido sua maior profundidade, leva a uma imersão maior, cercando praticamente todo o corpo do bebê. Por não ser uma tarefa corriqueira, cotidiana e "obrigatória" como é o banho normal, o banho de balde torna-se mais prazeroso e permite que a mãe se aproxime e tenha mais no contato com o bebê, seja verbal ou pelo toque de mãos e braços.
Como deve ser feito
A imersão no balde deve ser profunda o suficiente para chegar um pouco abaixo dos ombros do bebê, quando sentado. A largura deve ser suficiente para que não lhe permita cair para os lados ou para frente, evitando a aspiração da água.
É extremamente importante que o bebê (jamais!) permaneça sozinho no balde, sem um observador atento, em nenhum momento do banho. A mãe deve estar sempre segurando-o com as mãos.
Detalhe: é importante que o bebê seja segurado pelas axilas. Segurá-lo pelos braços ou antebraços pode provocar uma pronação dolorosa, deslocamento de um dos ossos do antebraço e da articulação do cotovelo, que poderá exigir procedimentos posteriores para serem resolvidos.
Como a água quente por si só já é relaxante, não é necessário adicionar ervas, que podem até irritar a delicada pele do bebê.
Condições para o banho
A duração do banho de balde deve ser de 10 a 20 minutos, no máximo; o contato por muito tempo com a água pode agredir a pele do bebê por provocar (por incrível que pareça) desidratação da pele, que ainda não tem maturidade suficiente para manutenção dos líquidos corpóreos.
Observe também a temperatura do ambiente: em dias mais frios, pode-se aquecer o ambiente antes do início do banho, até que se atinja uma temperatura nem muito alta nem muito baixa.
Estas são as condições apropriadas se você quiser adotar o banho de balde para seu bebê. Em especial, recomenda-se muita atenção quanto a segurança do bebê. Relate a prática para o pediatra do seu filho antes de adotá-lo. E lembre-se que bom senso, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.