Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iÉ quase impossível imaginar, mas estima-se que existam pelo menos 1,5 milhão de ácaros vivendo na sua cama a todo momento. Esses micro-organismos estão presentes em diversos lugares e alguns objetos são considerados habitat ideal para seu acúmulo.
Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, porém eles podem causar grandes transtornos para a saúde. Os problemas mais comuns provocados por essas criaturas são rinite, alergias respiratórias e asma.
Sendo um dos itens favoritos de muitas pessoas, o travesseiro é significado de conforto e carinho, sendo que alguns possuem o mesmo desde criança. No entanto, o que poucos sabem é que o travesseiro serve para o armazenamento de ácaros.
Saiba mais: Rinite: veja como prevenir crises e evitar complicações
Para evitar essas complicações, especialmente em casos de pessoas alérgicas, é preciso higienizar travesseiros, colchões e cobertores regularmente para evitar o aumento da produção dos ácaros.
Talvez você já tenha reparado que seu travesseiro pode começar a ficar mais pesado com o passar o tempo, e existe uma explicação para isso. Após dois anos de uso, 10 % do peso de um travesseiro é formado por ácaros e células mortas da pele, segundo Dra. Lisa Ackerley do site com The Hygiene Doctor.
Por esse motivo, os especialistas sugerem que as pessoas troquem os travesseiros uma vez por ano e preferiram modelos com espuma inteiriça. Além disso, é sugerido encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros e trocar as roupas de cama semanalmente.