Médico Otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição. Membro da Sociedade Brasileira de Otorrin...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Um ambiente com paredes úmidas e cheias de mofo é, com toda certeza, desagradável no quesito estético. Mas esse, é claro, não é o pior problema em uma situação como essa. Quando falamos de umidade, a maior preocupação está nos riscos que ela oferece à saúde.
Ao MinhaVida, Fernão Bevilacqua, otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição e Membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, explica o porquê disso.
“O ambiente úmido por si só não é prejudicial à saúde. Na verdade, nós precisamos da umidade para ter uma melhor performance respiratória. O que acontece é que em lugares fechados, sem contato com o sol, a umidade pode favorecer a proliferação de vários germes, principalmente fungos, que vai estar associado ao mofo. São esses fungos que causam danos à saúde respiratória”.
Leia também: O grande truque para eliminar o cheiro de mofo em casa: de forma rápida e eficaz e com apenas dois ingredientes
Os sintomas comuns causados pelo mofo
Entre os principais sintomas causados pelo mofo, estão:
- Congestão nasal
- Aumento da produção de secreção do nariz
- Espirros persistentes
- Tosse persistente
“Dependendo do fungo e dependendo da sua imunidade, você pode desenvolver uma doença de fato. Uma rinossinusite ou uma pneumonia. Os sintomas iniciais são sintomas leves, mas podem evoluir para algo mais grave. Então é importante ficar atento”.
Leia também: Mau cheiro na casa: especialistas dão dicas para dar fim a esse problema
Como resolver o problema com o mofo?
Para te ajudar a lidar com o mofo em ambientes fechados, o Movimento Construção Saudável, que atua com a conscientização sobre a importância da impermeabilização das casas para a saúde pública, listou 5 dicas excelentes. Confira!
- Evite tocar mofo ou bolor. Caso tenha contato, lave as mãos e qualquer outra área do corpo que teve contato com o mofo imediatamente, faça o mesmo com roupas e acessórios;
- Desinfete as superfícies afetadas com produtos adequados e, durante a limpeza, use máscara de proteção e luvas;
- Mantenha o ambiente bem ventilado para minimizar a concentração de esporos no ar. Use ventiladores e desumidificadores para acelerar a secagem;
- Se o mofo for muito extenso, procure um profissional especializado para fazer os reparos necessários, pois o mofo pode se espalhar rapidamente;
- Caso surja alguma reação alérgica ou respiratória, como tosse, dificuldade ao respirar, espirros, coriza, congestão nasal, coceira na pele, olhos ou garganta, procure imediatamente ajuda médica.
Leia também: 6 medidas simples para prevenir-se da rinite alérgica em casa