Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iPor não terem o sistema imunológico desenvolvido, bebês e recém-nascidos são muito vulneráveis a vírus, fungos e bactérias. Por isso é de grande importância que os pais protejam os pequenos de entrarem em contato com pessoas com doenças infecto-contagiosas, como gripes e resfriados.
Recentemente Laura Willis passou por uma situação preocupante com suas gêmeas Harlow e Harper. Um amigo foi visitá-las durante o período que tratava o que parecia ser uma gripe e acabou contagiando as duas meninas.
Em declaração à imprensa, Laura disse que Harper foi a primeira a manifestar os sintomas. Laura, então, levou-a ao hospital e após um dia de internação voltou com ela para casa. Porém, no dia seguinte, a outra filha começou a apresentar dificuldade para respirar.
A mãe voltou ao hospital e, após a realização de exames, recebeu a notícia de que suas bebês estavam com uma infecção causada pelo vírus sincicial respiratório (RSV, na sigla em inglês).
Esse vírus infecta os bronquíolos e faz com que os bronquíolos inchem e fiquem inflamados. O muco fica acumulado nos bronquíolos, o que dificulta o fluxo do ar para dentro e para fora dos pulmões.
O vírus é comum e costuma infectar crianças até os dois anos de idade, principalmente durante as estações frias do ano ? com pico maior durante o inverno. Mas também pode ser causada por outros vírus, incluindo aqueles que causam a gripe ou o resfriado comum.
A doença pode ser transmitida de uma criança para outra, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar. Também é possível contrair o vírus por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos.
De acordo com Laura, as gêmeas foram internadas e precisaram de máscaras para respirar. O tratamento intensivo ajudou a melhorar o estado de saúde e uma das gêmeas, Harlow, não precisa mais de ajuda de aparelhos para respirar.
Apesar da melhora, Laura ressalta que é importante que os pais tenham ciência que bebês não podem ter contato com pessoas que estejam gripadas ou com resfriado, pois essa exposição pode colocar a vida das crianças em risco.