A terapia tântrica atua desmanchando os bloqueios emocionais e psicológicos, utilizando massagens, meditações e práticas de respiração como instrumentos para conduzir as pessoas ao alcance do estado de supraconsciência através do orgasmo terapêutico.
De acordo com o terapeuta tântrico Satya Hans, do Centro Metamorfose de Belo Horizonte, a maioria das pessoas conhece apenas o orgasmo genital. Segundo ele, o orgasmo pode ser de corpo inteiro, um orgasmo expandido, com maior intensidade e tempo de duração, que pode durar de alguns minutos ou até mesmo por várias horas.
Saiba mais: Massagem tântrica: o que é, como é feita e benefícios
Existem algumas características peculiares deste tipo especial de orgasmo, como por exemplo, contrações por todo o corpo, principalmente o abdome, mãos, pés e nos músculos genitais.
Saiba mais: Casais felizes não exibem a vida nas redes sociais, diz estudo
Primeiros passos na terapia tântrica
A prática regular de massagens tântricas induz adaptações biológicas nos tecidos sexuais proporcionando às pessoas o alcance de orgasmos com maior intensidade e duração.
É comum que pessoas iniciantes nas vivências em terapêuticas de massagens tântricas não consigam sustentar orgasmos de alta intensidade e de longa duração desde o início do processo. Isso pode ser explicado, em parte, pelo fato da musculatura genital não ter sido estimulada adequadamente ao longo da vida tornando-se hipotônica, ou seja, sem a dureza necessária para que as funções dos tecidos genitais alcancem a sua plenitude.
Para entendermos melhor, podemos comparar com um aluno iniciante de musculação que no início não consegue carregar muito peso e com o tempo de prática regular melhora a sua força e consegue treinar com mais intensidade.
Segundo o terapeuta Satya Hans, o seu foco para o alcance de resultados efetivos com seus interagentes é o da expansão da sensibilidade, ou seja, aumentar o espectro das sensações localizadas nos músculos do corpo e nos músculos sexuais.
Além disso, é essencial o desenvolvimento do orgasmo terapêutico, sendo este um trabalho para tonificar e associar os músculos sexuais a todas as outras cadeias musculares do corpo, propiciando novos e incríveis orgasmos potenciais, de qualidade e intensidades diferentes dos usualmente conhecidos através das massagens tântricas.
Benefícios da intensificação do orgasmo
A pesquisa na área da medicina já demonstrou que o orgasmo além de reduzir os níveis de cortisol no sangue (hormônio do estresse), pode aumentar em até cinco vezes os níveis do hormônio ocitocina, que em última análise é responsável por fazer as pessoas mais felizes, uma vez que baixos níveis de ocitocina estão relacionados aos quadros de depressão.
A terapia tântrica também pode ser uma alternativa eficaz para o tratamento de pessoas com disfunções sexuais como a "anorgasmia". A ausência de orgasmos acomete em maior parte a população feminina
Buscar o tratamento no contexto da terapia tântrica pode ser determinante para a curada anorgasmia (incapacidade de chegar ao orgasmo) e também para uma profunda ressignificação das questões e dos valores internos mais íntimos das pessoas que estão em busca de alcançar maiores níveis de prazer.
Em pesquisa recente foi levantado um dado alarmante mostrando que 71% das mulheres não alcançam o orgasmo. Uma outra pesquisa verificou que dois terços das mulheres têm orgasmos de vez em quando ou nunca. Isso pode ser explicado em parte pelo fato que durante séculos, a mulher foi privada do orgasmo por ele não estar vinculado à reprodução da espécie.
Saiba mais: Estudo mostra idade em que as mulheres têm mais orgasmos
Além desses tabus, a mulher muitas vezes desconhece o próprio corpo, têm sensações de culpas em relação ao sexo, tem medo de se entregar ao parceiro, que em muitos casos é hostil.
O tantra busca o desenvolvimento da sensibilidade em todos os aspectos e tem como um de seus objetivos reprogramar as memórias neuromusculares, emoções e sentimentos reprimidos ao longo da vida e de acessar a alegria da alma através da terapêutica tântrica.
Referências
*Satya Hans, Terapeuta Credenciado pelo Centro Metamorfose