Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Sabe mulher da vida real, como eu e você? Cacau Protásio é assim: não tem um corpo que se encaixa nos padrões e é por isso que tanta gente se espelha nela. Porém, isso não significa que ela seja insatisfeita com o peso ou o próprio corpo, muito pelo contrário: "O peso nunca foi um sofrimento para mim, eu me acho linda gorda. O único problema é que a gordura não faz bem à saúde, por isso me cuido para ter mais qualidade de vida", esclarece ela, em entrevista ao Minha Vida.
Desde o começo de 2017, a atriz iniciou uma série de mudanças em sua rotina e estilo de vida, envolvendo atividade física e trocas alimentares. "Comia muito fast food e muita besteira. Biscoito recheado era aperitivo 24 horas", revela. Com a alimentação desregrada, ela ganhou mais peso e, com isso, vieram as dores nas pernas e a dificuldade de usar sapatos de salto alto, o que serviu como gatilho para que ela decidisse que era hora de mudar alguns hábitos.
Marmitas + atividade física = perda de peso
Apesar de muito ter sido especulado sobre os quilos que Cacau perdeu, a atriz não revela exatamente o quanto eliminou e reforça que isso é o menos importante para ela agora. "Eu não falo ainda quantos quilos emagreci, mas está tudo anotado. Estou melhorando minha alimentação para ter uma boa qualidade de vida e a perda de peso é só uma consequência disso", conta.
A alimentação foi a primeira coisa que Cacau decidiu mudar. Saíram as guloseimas diárias e entraram os legumes, saladas, vegetais e alimentos integrais. "Eu como quase tudo, só tirei a farinha branca e o açúcar. Estou cozinhado mais, levo minha comida para todos os lugares, virei marmiteira", brinca.
Saiba mais: 10 ideias de marmitas saudáveis para organizar a semana e gastar menos
Sim, foi justamente a comidinha preparada em casa que fez toda a diferença na nova vida da atriz. "No domingo, eu preparo minhas marmitonas e tudo o que eu posso comer. Depois, durante a semana, levo para todos os lugares. Isso me ajuda muito", revela.
Maiores dificuldades na dieta
Engana-se quem pensa que Cacau não teve nenhuma dificuldade nesse processo. Assim como nós, ela também sofreu com algumas restrições alimentares, precisando cortar itens pouco saudáveis, mas muito comuns na rotina de diversos brasileiros. Ela conta que comia brigadeiro todos os dias e que refrigerante era algo indispensável. "A torneira da minha casa saia refrigerante, mas me livrei", brinca ela.
Academia todo dia
Depois de algumas mudanças alimentares, chegou a vez de incluir as atividades físicas na rotina. "Malho todos os dias da semana. Quando não consigo ir à academia, eu caminho e também amo dançar", diz Cacau. Para complementar tudo isso, ela ainda faz massagens para eliminar a retenção de líquidos. Isso quando sobra tempo na agenda corrida da atriz, que interpreta atualmente a personagem Terezinha, no programa Vai Que Cola, do canal Multishow, e entrará em cartaz no dia 29 de julho com sua peça de comédia solo Deu a Louca na Branca.
Saiba mais: Qual o melhor exercício para deixar a barriga chapada? Ciência revela
Mas as recompensas por tanto esforço não são poucas, de acordo com Cacau. "Tudo melhorou, meus exames estão maravilhosos, saúde está ótima. Minha qualidade de vida é muito melhor agora. Quando fico sem malhar eu sofro, me sinto mais cansada", conta.
Dicas da Cacau para quem quer começar
Se você se identificou com tudo que Cacau contou, veja só as dicas dela para encontrar motivação e mudar de vez seu estilo de vida para melhor: "Primeiro é que comida para dieta é mais barata do que fast food, então é só frequentar a feira livre e começar a cozinhar. Hoje temos a internet a nosso favor ensinando tudo. Faça também um grupo no WhatsApp com amigas que estão a fim de melhorar de vida e uma vai incentivando a outra. Quando você começar a eliminar o peso, vai se policiar muito mais na hora de comer besteira. Vale muito a pena", finaliza ela.