Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Você já deve ter ouvido falar em algum dos inúmeros benefícios do vinagre de maçã - se não, clique aqui e entenda tudo sobre ele. Mas o que pouca gente sabe é que é preciso cuidado na hora de consumi-lo e que não é necessário (nem recomendado) ingeri-lo puro. Abaixo, veja as melhores e piores formas de adicioná-lo na sua rotina.
Formas de usar o vinagre de maçã na rotina alimentar
Apesar dos seus benefícios, o vinagre de maçã pode ter um sabor bem forte e até enjoativo. Por isso, encontrar formas de disfarçá-lo em outros alimentos é fundamental. "O vinagre de maçã não deve ser consumido puro. Ele é muito ácido e pode prejudicar o esmalte do dente, irritar a mucosa da boca e da garganta e, por isso, é preciso diluir em água antes de consumir", explica a nutricionista Karol Coelho.
Mas antes de começar, consulte um nutricionista para saber qual a frequência de consumo ideal para seu caso, ok? Além disso, é importante comprar um vinagre de maçã orgânico, não pasteurizado e não filtrado.
"O vinagre ideal é o que apresenta uma fina teia boiando no conteúdo que são as enzimas e cultura bacteriana benéfica do processo de fermentação", complementa a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Ela ressalta ainda que o indicado é ingerir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 ml, diariamente. Confira algumas formas de adicionar o vinagre na alimentação:
Saiba mais: 5 efeitos colaterais do consumo de vinagre de maçã
- Beber como shot antioxidante (sempre diluído em água)
- Temperar saladas
- Adicionar gotinhas do vinagre ao grelhar uma carne (não há problema em aquecer o vinagre durante a elaboração de uma receita)
- Amaciar carnes
- Adicionar sabor ácido em preparações de receitas
- Preparar sucos
- Fazer conservas de alimentos
Dica: para consumir a quantidade recomendada, uma alternativa é colocar uma colher de chá de vinagre na salada do almoço e outra na do jantar e acrescentar o restante em um copo de água ou suco.
O que NÃO misturar com vinagre de maçã
Nada de sair jogando vinagre de maçã em tudo o que vê pela frente, ok? Karol explica que não é indicado o consumo do vinagre de maçã junto com alimentos fonte de potássio e cálcio, "pois o vinagre de maçã interfere na absorção desses nutrientes". Também pode haver interação com alguns tipos de medicações, como diuréticos, remédios para controle da diabetes e laxantes. Portanto, fique de olho nas misturas que irá criar com o vinagre de maçã. Na dúvida, busque a ajuda de um especialista.