Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
As verrugas são resultado do crescimento anormal da camada superior da pele e têm diferentes formatos e tamanhos, com superfície lisa ou rugosa. Elas são causadas pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV. É importante esclarecer que os subtipos que podem causar verrugas são diferentes dos que podem causar câncer.
Além de surgirem em qualquer parte do corpo, as verrugas podem ser também de diversos tipos. As verrugas vulgares, por exemplo, são as mais comuns e costumam se manifestar nas áreas de maior atrito do corpo. Popularmente conhecidas como "olho de peixe", as verrugas plantares aparecem nas solas ou plantas dos pés e são mais difíceis de tratar.
Já as verrugas planas são achatadas e amareladas e costumam surgir no rosto. As verrugas mais fininhas, que nascem em formato de fio, são conhecidas como filiformes e podem aparecer em diversas áreas do corpo. As alterações que aparecem no entorno das unhas são conhecidas como periungueais. Verrugas subungueais têm o aspecto das verrugas vulgares e nascem embaixo da unha.
Tratamento
A primeira coisa que devemos fazer quando uma verruga de qualquer tipo aparece é consultar um dermatologista. No caso das verrugas genitais, um ginecologista ou um urologista também podem examinar e indicar o tratamento necessário.
Independentemente de serem benignas ou potencialmente malignas, as verrugas sempre devem ser removidas, já que, por serem virais, podem se espalhar pelo próprio corpo e também contaminar outras pessoas, como já visto.
O tratamento indicado para cada caso é sempre relacionado ao tipo de verruga, ao local em que ela se encontra e também à idade do paciente. Cirurgias com aplicação de ácidos no local, cauterização ou aplicação de nitrogênio líquido ou neve carbônica podem resolver o problema.
De maneira muito prática, as verrugas vulgares e plantares podem ser tratadas em casa com o uso de medicamentos específicos para a remoção caseira de verrugas, como o Pointts. O medicamento tem resultado tão eficaz quanto a aplicação do nitrogênio líquido, geralmente aplicado em clínicas e hospitais.
Pointts elimina a verruga congelando rapidamente o seu centro. Para usar o produto, basta colocar o aplicador de esponja sobre a verruga, conforme as instruções na bula.
Logo após a aplicação, a pele se torna branca ao redor da verruga e o paciente tem uma sensação de frio no local, acompanhada de uma leve dor e coceira, em razão do congelamento. Logo depois de remover o aplicador, esses sinais diminuem rapidamente.
Após fazer uso do produto, a verruga se desprenderá naturalmente da pele em um prazo de 10 a 14 dias, e em seu lugar se forma uma nova camada de pele.
Existem contraindicações no uso de produtos para a eliminação de verrugas em casa. Eles não devem ser usados em crianças menores de 4 anos de idade, gestantes, lactantes e pessoas com diabetes ou com má circulação.
Razões para tratar as verrugas
Entenda porque é importante tratar as verrugas assim que elas aparecem:
Podem espalhar pelo corpo dificultando a cura
As verrugas costumam ser negligenciadas quando não causam maior incômodo ou dor ao paciente. Porém, apesar de não serem uma urgência médica, as verrugas precisam, sim, de tratamento. Quando não são devidamente tratadas, podem se espalhar pelo corpo, dificultando ainda mais sua cura.
São contagiosas
Por serem causadas por vírus, a verrugas podem ser transmitidas de uma pessoa para a outra, principalmente por meio do toque, num processo chamado de auto inoculação, o que acontece principalmente em banheiros compartilhados de academias, piscinas e clubes.
Raramente regridem espontaneamente
As verrugas podem regredir espontaneamente, porém esse processo pode levar muito tempo para se concluir, o que aumenta a possibilidade de o portador da verruga infectar outras pessoas.
Causam incômodos
A verruga é uma alteração dermatológica que pode causar desconforto estético para quem a tem, afinal é um crescimento excessivo de pele que pode atingir qualquer local do corpo, inclusive o rosto.
Além da parte estética, alguns tipos de verrugas podem doer. É o caso das verrugas plantares, que são encontradas nas solas dos pés. Se a pessoa tiver mais de uma, pode até mesmo ter dificuldade para andar ou correr.
Podem ser confundidas com outros problemas
É importante procurar um médico para fazer o diagnóstico correto das verrugas, já que elas podem facilmente ser confundidas com outros problemas, como calos ou pintas. Além disso, lesões que parecem verrugas podem ser, na realidade, sintoma de câncer de pele ou de lesão pré-cancerosa.
As verrugas na região genital e anal precisam de atenção ainda maior, porque podem ser precursoras de tumores malignos, como câncer de colo de útero e de pênis.