Quando o assunto é "receitas para emagrecer", existe uma infinidade de vertentes e alternativas criadas por aí para driblar a "fome" e a vontade de comer "gordices". Mas o que devemos ter em mente é que o que realmente emagrece é a reeducação alimentar e a consciência daquilo que comemos!
Sendo assim, devemos pensar que as receitas que realmente vão contribuir para o emagrecimento saudável são aquelas feitas com ingredientes que causam saciedade sem aumentar muito o valor calórico da preparação. Estes alimentos têm uma digestão mais lenta e que incham dentro do nosso estômago quando ingeridos, aumentando o volume sem aumentar as calorias. Além disso, alguns destes alimentos favorecem o trânsito gastrointestinal, isto é, ajudam no funcionamento do intestino, evitando a constipação e facilitando a absorção dos nutrientes.
As fibras são nossas principais aliadas neste processo, pois ajudam no trânsito intestinal evitando a constipação; ajudam também na absorção gradual e lenta dos alimentos, pois diminuem a absorção das gorduras, reduzem o índice glicêmico das preparações, evitando assim os picos glicêmicos (quantidade excessiva e repentina de glicose no sangue) e ainda nos mantêm mais saciados e por mais tempo. Elas estão presentes em frutas (com bagaço, com casca), verduras, legumes, grãos integrais e sementes.
Estes alimentos são ricos em fibras (solúveis e insolúveis) e/ou gorduras de boa qualidade (mono e poli-insaturadas), assim como vitaminas e minerais. Todos estes nutrientes são responsáveis por nos nutrir e minimizar a sensação de fome, pois quando estamos mal nutridos, nosso corpo nos sinaliza que está faltando algo e a fome é a forma mais comum, também conhecida como ?fome oculta?.
Proteínas e gorduras saudáveis, conhecidas como gorduras insaturadas, também são bons ingredientes na estratégia de se manter mais saciado por mais tempo, pois tem a digestão mais lenta e nutrem nosso organismo. Diferente de alimentos pobres em nutrientes como os carboidratos simples (refinados) e gorduras saturadas ou gorduras refinadas e/ou industrializadas (gorduras trans, vegetal, hidrogenada, de palma, interesterificada e etc).
Abaixo seguem algumas receitas repletas dos alimentos e ingredientes que ajudarão no processo de emagrecimento!
1. Pudim de chia com calda de frutas vermelhas
Ingredientes
Modo de preparo
Deixe as amêndoas e as uvas passas de molho em água mineral separadamente por pelo menos 4 horas. Bater as amêndoas sem a água do demolho juntamente com ½ xícara (metade) das uvas passas brancas com a própria água do demolho, a canela, a essência de baunilha e mais 3 xícaras de água mineral no liquidificador até obter um creme homogêneo. Juntar a chia e deixar hidratar por pelo menos 20 minutos. Dispor o creme de amêndoas e chia em tigelas individuais e levar a geladeira por 1 hora pelo menos. Em uma panela pequena, colocar as frutas vermelhas com 1 xícara de água e ½ xícara das uvas passas brancas (a outra metade que estava de molho) para cozinhar em fogo brando até ficar macio. Bater metade das frutas vermelhas com a água do cozimento no liquidificador. Misturar com o restante das frutas vermelhas inteiras cozidas. Servir com a calda por cima e decorar com o hortelã.
2. Suco verde com abacaxi e linhaça
Ingredientes
Rendimento: 0,5 litro (2 copos).
3. Suco verde com laranja e maçã
Ingredientes
Rendimento: 0,5 litro (2 copos).
4. Shake de Amêndoas
Ingredientes
3 xícaras de água mineral
1 xícara de amêndoas
2 colheres de sopa de chia
1 colher de café de canela em pó
5 tâmaras sem caroço6 folhas de hortelã
Rendimento: 0,5 litro (2 copos).
5. Smoothie de fruta
Ingredientes
Rendimento:1 copo grande (300 ml).
6. Almôndegas de quinoa com feijão preto ao molho de tomate
Ingredientes
Rendimento:10 porções de 5 almôndegas cada.
7. Creme de grão de bico com ervas
Ingredientes
1 xícara de chá de grão de bico
4 xícaras de chá de água
2 dentes de alho
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
1 pitada de pimenta do reino
2 xícaras de folhas de espinafre
2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
2 colheres de sopa de manjericão fresco
1 colher de chá de orégano
2 colheres de chá de sal1 limão1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
Modo de preparo
Lave o grão de bico e deixe de molho em água de 8 a 12 horas. Despreze a água do demolho e cozinhe o grão de bico na panela de pressão com o caldo de legumes, as folhas de louro e o sal por 7 minutos depois que pegou pressão. Refogue a cebola e o alho no azeite e juntar ao grão de bico cozido. Despreze as folhas de louro e bata no liquidificador até ficar um creme liso. Volte o creme na panela e aqueça para servir. Desligue o fogo, junte as folhas de espinafre, o tahine e o suco do limão. Misture bem. Adicione a pimenta do reino e as ervas picadas. Experimente o sal e serva.
8. Tabule de quinoa
Ingredientes
Modo de preparo
Lave bem a quinoa em água corrente e cozinhe como descrito na embalagem (aproximadamente 20 minutos em água com sal). Reserve. Pique a cebola, o tomate e o pepino em cubinhos retirando todas as sementes. Junte todos os ingredientes e tempere com o azeite, o suco do limão, o sal e a pimenta. Misture bem e serva.