Médico especializado em angiologia e cirurgia vascular graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é...
iAqueles vasinhos vermelhos fininhos relativamente comuns próximos do nariz são chamados telangectasias. São veias muito finas, com menos de 1 milímetro de diâmetro bem abaixo da pele, vermelhas e eventualmente de tonalidade arroxeada. Elas não crescem em tamanho, mas em quantidade e costumam se espalhar devagar e progressivamente no nariz e nas bochechas.
Os vasos ou telangectasias que aparecem na perna estão relacionados com varizes de membros inferiores ou uma hipertensão venosa, comum em pessoas que ficam muitas horas de pé ou assentadas. O uso de pílulas anticoncepcionais ou hormônios femininos também ajuda no aparecimento desses pequenos vasos.
Causas de vasinhos no rosto
No rosto, as causas ainda não são bem conhecidas, mas existe um fator genético. É mais comum em peles muito claras, finas e existe uma relação com hormônios. Na maioria dos casos é um problema mais estético do que uma expressão superficial de uma doença mais séria. Raramente podem estar relacionadas com doenças do fígado, rosácea ou algumas síndromes raras.
Existem fatores que predispõem o aparecimento desses vasos ou mesmo ajudam a aumentar:
- Pessoas muito claras que se expõem excessivamente ao sol
- Uso habitual de um medicamento chamado corticoide, seja por via oral ou tópico na face, pois afina a pele
- Nos países frios, exposição ao vento frio excessivo
- Pessoas muito alérgicas que assoam nariz muitas vezes ao dia com força demais - trauma repetido
- Na gravidez também é mais comum o aparecimento ou aumento desses vasos
- Consumo excessivo de álcool
- Drogas ilícitas aspiradas pelo nariz
- Medicamentos tópicos na face que promovam descamação da pele
- Por fim, porém não menos importante, o próprio envelhecimento da pele.
Tratamento para vasinhos no rosto
O tratamento habitual é a escleroterapia realizada com laser, que promove uma reação física, térmica, fazendo com que o vaso desapareça devagar. As sessões devem ser feitas com um período mais espaçado, pelo menos 21 dias para que a reação induzida possa fazer efeito e não sobrecarregar a região tratada. Após a sessão receitamos creme hidratante local e protetor solar.
Lembramos que o tratamento não elimina o problema para sempre, pois outros vasos podem surgir com o passar do tempo. O melhor é cuidar o quanto antes, pois quanto menos vasos, mais fácil, rápido e simples o tratamento.