Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A cantora Ivete Sangalo tem mostrado nas redes sociais como está cuidando do corpo durante a gravidez. E, recentemente, a baiana revelou que está sofrendo de um problema muito comum nessa fase: as manchas escuras na pele, também conhecidas como melasma.
Em seu Instagram, Ivete, que espera duas meninas, postou um vídeo e falou sobre o assunto: "Esse aplicativo [de vídeo] tira todas as minhas manchas de progesterona. Estou procurando um aplicativo que tire minhas manchas [melasma], mas não existe essa possibilidade".
Em entrevista ao programa Superbonita (GNT), a cantora contou que o aparecimento das manchas começou durante a gestação de seu primeiro filho, Marcelo, e, desde então, elas nunca sumiram.
Ivete Sangalo não é a única que fala abertamente sobre o assunto. No ano passado, as atrizes Cleo Pires e Fernanda Souza também contaram que sofrem com o melasma e revelaram como cuidam da pele.
O que é melasma?
Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. Geralmente, o problema é causado pelo uso de pílula anticoncepcional, gravidez, pré-disposição genética ou excesso de exposição ao sol.
As manchas são mais comuns em grávidas, já que o organismo passa por diversas mudanças hormonais. Mas, o melasma não é restrito às gestantes, ele também atinge mulheres entre 20 e 50 anos e, apesar de ser menos comum, o problema pode afetar os homens.
O tratamento deve ser realizado junto com um especialista, mas medidas simples como usar protetor solar diariamente podem ajudar no controle do melasma.
Saiba mais: Melasma: conheça 7 opções de tratamentos