Dra. Letycia Lopes é médica pós-graduada em dermatologia. Em seus atendimentos, ela preza sempre pelo uso de técnicas mo...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNem todo mundo gosta de ter manchas na pele. Tirando as famosas sardinhas, que são consideradas um charme por muita gente, existem tipos de manchas que causam bastante incômodo na autoestima.
Em alguns casos, essas marcas na pele podem ser bem difíceis de remover, especialmente com produtos, como é o caso do melasma. Por isso, montar uma rotina de skincare com esse objetivo acaba sendo um verdadeiro desafio, ainda mais sem indicação médica.
Se você quer diminuir as manchas na pele em casa, é importante apostar nos produtos certeiros com os ativos que ajudam na esfoliação e despigmentação dessas marcas. Pensando nisso, o MinhaVida entrevistou a dermatologista Letycia Lopes que indicou os melhores produtos para quem tem o rosto manchado. Veja só!
Pele com manchas: por que isso acontece?
As manchas na pele se formam devido a uma produção irregular de melanina, o pigmento responsável pela cor a essa camada. Existem várias razões que podem desencadear esse desequilíbrio. A exposição ao sol sem proteção é uma das principais.
Quando nos expomos ao sol, o corpo produz mais melanina como uma forma de defesa contra os danos causados pelos raios UV. É um mecanismo natural, mas o problema é que essa produção extra pode se concentrar em determinadas áreas, criando manchas, como as sardas ou o melasma.
Leia mais: Manchas na pele da mulher são mais comuns após os 30 anos
A pele negra mancha com mais facilidade
A pele negra tem características únicas: além da textura oleosa no rosto e ressecada em outras partes do corpo, ela também possui uma maior produção de melanina, o que acaba manchando facilmente após um processo inflamatório. Sendo assim, Letycia explica que qualquer espinha, arranhões e picadas de insetos podem evoluir com maior pigmentação.
“A maior concentração de melanina favorece o aparecimento de manchas, o que pode deixar a pele com o tom menos homogêneo. Por isso, a dica é apostar em filtros solares até no inverno”, esclarece a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).
Melhores produtos para quem tem a pele do rosto manchada
Além do uso do sabonete, hidratante e do protetor solar diário, a rotina de skincare de quem tem manchas precisa conter, pelo menos, um produto com ativos que ajudam no tratamento das hiperpigmentações. A dermatologista recomenda aqueles que melhor funcionam para esse caso:
Produto com niacinamida
A niacinamida é um ativo famoso pelo seu potencial hidratante, mas o que muita gente não sabe é que ela também tem ação de renovação celular. Essa função gera a eliminação das células pigmentares, o que ajuda no tratamento das manchas na pele.
Produto com vitamina C
A vitamina C para o rosto é um ingrediente poderoso e multifuncional. Dentre os benefícios desse ativo está o clareamento de manchas na pele ao inibir a produção excessiva de melanina. Sua ação inibidora da enzima tirosinase, envolvida na produção de melanina, reduz a aparência de manchas escuras, proporcionando um tom de pele mais uniforme e luminoso.
Produto com vitamina E
Assim como a vitamina C, a vitamina E é um ativo com múltiplas funções. Além de ser um excelente hidratante, essa vitamina também ajuda no tratamento de manchas, uniformizando o tom da pele.
Produto com ácido ferúlico
O ácido ferúlico é um ativo poderoso que trabalha muito bem em equipe. Ele potencializa a eficácia de outros ingredientes, como a vitamina C, ajudando a melhorar a aparência da pele. No tratamento de manchas, o ácido ferúlico age suavemente para uniformizar o tom da pele, combatendo a hiperpigmentação e trazendo mais luminosidade ao rosto.
Produto com ácido glicólico
O ácido glicólico promove uma esfoliação química suave que acelera a regeneração celular. Esse processo resulta em uma pele mais lisa, uniforme e radiante, com redução visível de linhas finas, poros dilatados e manchas.
Produto com ácido kójico
Conhecido por suas propriedades clareadoras, o ácido kójico inibe a produção de melanina, ajudando a reduzir manchas escuras e hiperpigmentações causadas pelo sol, acne ou envelhecimento.
Produto com ácido tranexâmico
O ácido tranexâmico é uma escolha poderosa no tratamento de manchas difíceis de tirar, como o melasma. Ele atua para inibir a formação de novas áreas de hiperpigmentação e clarear as marcas já existentes, proporcionando uma pele mais uniforme e luminosa.
“Fique atenta ao uso de produtos com hidroquinona, um despigmentante eficiente, mas que deve ser utilizado com cautela para não irritar a região e piorar as manchas”, finaliza a dermatologista.
Leia também: Não é só a bochecha que some: 5 mudanças que fizeram você perder seus traços de adolescente