Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A melatonina sempre foi conhecida como "hormônio do sono", mas vários estudos concluíram que ela também pode ajudar a perder peso. Este hormônio pode ajudar a controlar seu apetite e, assim, diminuir as calorias que você consome. Além disso, estimula a digestão, queima a gordura corporal e aumenta o gasto energético.
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Granada, a melatonina "tem benefícios metabólicos que podem contrariar a obesidade e ser benéficos no tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares", disse Babble .
Veja os alimentos que ajudam a aumentar a melatonina, o hormônio para perder peso (e dormir melhor):
1. Cereja
Esta fruta não só tem antioxidantes que ajudam a acelerar o metabolismo, mas também contém melatonina. Um estudo recente revelou que beber suco de cereja regularmente ou comer cerejas pode ajudar a regular os ciclos de sono.
2. Aveia
O grande diferencial da aveia são suas fibras, mas aqui ela ganha pela qualidade, e não pela quantidade, principalmente devido às beta-glucanas, que trazem diversos benefícios ao organismo. A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem "quebrar". No entanto, o destaque do cereal são suas fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Elas pegam a água que está no órgão e a "sugam". Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem faz dieta.
3. Tomates
Os tomates podem ajudá-lo a perder peso, contendo melatonina, vitamina C, fibras e antioxidantes. A forma como esse alimento é preparado interfere no aproveitamento da melatonina pelo organismo. Quanto mais naturais estiverem, melhores serão os efeitos. Evite temperaturas excessivas e processos de fermentação durante o preparo.
4. Arroz
Este alimento contém grandes quantidades de hormônio para perder peso e, além disso, pode fornecer nutrientes diferentes, como ferro e potássio. Os mesmos pesquisadores ainda descobriram que, ao contrário de massas como macarrão, pizzas e pães, o alto índice glicêmico do arroz seria o responsável por um descanso mais eficaz. Este índice elevado permite uma liberação maior e mais prolongada de açúcar no sangue, que é responsável por um sono de boa qualidade.
O ideal é comer esses alimentos à noite porque eles não só vão ajudá-lo a perder peso, como também permitirão que você adormeça.