Lorena é médica pós-graduada em Nutrologia e Endocrinologia. É formada pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (201...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Tomar água com um pouco de limão espremido pode trazer diversos benefícios para a saúde, já que essa é uma bebida que oferece uma boa dose de vitamina C e ajuda a manter a hidratação. Mas será que é verdade que a água com limão emagrece como muitas pessoas imaginam?
Para responder a essa e a outras dúvidas sobre os benefícios da água com limão, o MinhaVida conversou com Lorena Balestra, nutróloga e endocrinologista. Confira a seguir!
Água com limão emagrece: verdade ou mito?
“A ideia de que a água com limão promove perda de peso é um mito. No entanto, ela pode auxiliar na sensação de saciedade e na redução do consumo calórico”, afirma a especialista. “Porém, não existem comprovações científicas para fins de emagrecimento”, completa.
Além disso, por ser mais ácida, a água com limão pode ajudar a matar aquela vontade de comer doce depois do almoço, controlando o consumo calórico. Mas esse é mais um efeito indireto no emagrecimento do que um benefício direto.
Água com limão pode ajudar a combater a gastrite?
Ainda existe uma discussão em torno do efeito da água com limão para a gastrite. Isso porque essa é uma fruta cítrica, que pode piorar os sintomas da doença. No entanto, alguns estudos recentes sugerem a melhora do quadro.
“Algumas pessoas relatam alívio temporário dos sintomas de gastrite com água de limão, devido às propriedades alcalinas da fruta. No entanto, cada pessoa reage de maneira única e, por isso, é aconselhável monitorar como seu corpo responde”, avalia a nutróloga.
Além disso, é importante consultar um médico para saber se, no seu caso, o consumo da água com limão pode piorar ou melhorar os sintomas da gastrite.
Tomar água com limão em jejum é benéfico?
O consumo de água com limão em jejum é um hábito bastante popular e associado ao fortalecimento do sistema imunológico e na aceleração do metabolismo. Mas será que isso é verdade?
“Tomar água com limão em jejum pode estimular a produção de bile e ajudar na digestão”, afirma Lorena. “Em relação ao metabolismo, os resultados podem variar [de acordo com cada pessoa]”, completa.
Para potencializar seu efeito antioxidante em jejum, é interessante adicionar um pouco de gengibre à receita. Esse ingrediente também possui propriedades que ajudam na digestão, combatendo indigestão, náuseas e perda de apetite.
Tomar água com limão em jejum faz mal?
Tomar água com limão em jejum não faz mal, contanto que a mistura seja bem diluída em água para que a acidez do limão não prejudique as paredes do trato gastrointestinal. Além disso, é preciso tomar cuidado com os excessos!
“O consumo excessivo de água com limão pode prejudicar o esmalte dos dentes devido à acidez do limão. Recomenda-se diluir a mistura ou usar um canudo para minimizar o contato direto com os dentes”, orienta Lorena.
É melhor tomar água com limão ou suco de limão?
Tanto a água com limão quanto o suco de limão são benéficos por trazerem propriedades antioxidantes da fruta com o poder hidratante da água e do sumo de limão. No entanto, para quem deseja emagrecer, por exemplo, a água com limão pode ser uma escolha melhor.
“A água com limão é menos calórica e uma opção mais leve. O suco de limão pode conter mais calorias e açúcares, dependendo da quantidade usada, então a moderação é chave”, explica a nutróloga.