Redator focado em saúde e bem-estar, com destaque para comportamento e saúde mental.
Seja pela comodidade de realizar o procedimento em casa, pelo menor custo ou pelo desejo de se ver livre de produtos com base química, o alisamento caseiro dos cabelos pode ser tentador. Mas será que os resultados compensam? Diante dessas opções, consultamos o professor Erico Poloni do curso de cabeleireiros do Senac São Paulo. Ele desmistificou alguns dos procedimentos a que as pessoas mais recorrem na busca pelo cabelo liso em casa e explicou quais seus efeitos.
Alisamento com maisena e leite
O amido de milho (maisena) e o leite são compostos acidificantes, explica Erico. Sendo assim, a combinação pode até causar um suposto "alisamento". Mas não se engane, o que ocorre no couro cabeludo é uma leve hidratação, causada pelo ácido dos alimentos, o que deixa os fios mais sedosos e com um aspecto liso, mas isto não significa que eles realmente estão.
Há quem indique a mistura da maisena com o leite em pó para alisar as madeixas. Estar ou não em pó não muda as propriedades do leite. Portanto, ao realizar este procedimento em seu cabelo, você também estará apenas hidratando os fios, deixando-os com um aspecto menos volumoso. E isso pode ser confundido facilmente com um efeito alisante.
Alisamento com leite e limão
O professor explica que o limão também é de classe acidificante, e não alisa o cabelo. No entanto, diferente do alisamento com maisena, esse tratamento caseiro ainda apresenta riscos. O contato da pele com o limão é perigoso pois, se combinado com uma exposição ao sol, pode causar queimaduras sérias. Além de prejudicar a saúde do seu couro cabeludo, as queimaduras podem até mesmo promover a queda de cabelo.
Saiba mais: Queda de cabelo: tratamentos e hábitos que evitam o problema
Alisamento com maisena e açúcar
O açúcar, assim como o amido de milho, também é um composto acidificante. Portanto, se você tentar alisar o cabelo com maisena e açúcar, também terá um cabelo mais hidratado, e não necessariamente liso.
Outros compostos acidificantes citados frequentemente em conteúdos sobre alisamentos de cabelo caseiros e que são ineficazes se utilizados com este propósito são:
- Óleo de Coco
- Óleo de Babosa
Alisamento com banana
A banana é um alimento classificado como alcalinizante. Ter um produto alcalino no couro cabeludo significa que as cutículas capilares ficarão mais inchadas ou abertas para que haja maior absorção e entrada dos óleos. Neste caso, os produtos hidratantes que você usar depois, como um condicionador, podem ser potencializados. Assim, aplicar banana nos fios trata-se também de um procedimento de caráter hidratante, e não alisante.
Saiba mais: Soro fisiológico no cabelo e no rosto: veja como usar
Riscos de fazer alisamentos caseiros
"Os riscos estão presentes por estarmos falando de tratamentos muito específicos sendo aplicados em quaisquer tipos de cabelo", diz Erico Poloni. Por mais que se tratem de alimentos aparentemente inofensivos, quando aplicados no cabelo sem a supervisão de um especialista, podem provocar alergias e danos mais sérios ao couro cabeludo.
Saiba mais: Hidratação com maisena: como fazer em casa e benefícios
Alisamentos caseiros funcionam?
Até o momento, não há evidências que estes tratamentos sejam eficazes. O que se observa são propriedades hidratantes nesses compostos, que podem controlar os fios, os deixando mais brilhantes, sedosos e com um aspecto disciplinado, porém, até mesmo esses benefícios são temporários, podendo durar apenas dias. Já o desejado alisamento não ocorre.