Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iGratidão é o sentimento de quem é grato à algo ou alguém. Envolve reconhecimento, por exemplo, de uma ação, um benefício, um auxílio, orientação, ajuda, que se recebeu. Quem percebe ações positivas, encara a vida com reconhecimento, boa vontade e gratidão desfruta de um estado emocional diferenciado de bem estar. E você? É uma pessoa que tem hábito de cultivar o estado de leveza e bem estar do receber o bem?
Quem consegue lidar melhor com os impulsos internos, as emoções, percebe melhor as facetas da vida. Ser capaz de não se perder em um sentimento negativo é importante para superar obstáculos da vida. O processo de resiliência nos ensina muito isso. Desenvolver a capacidade de estar além do problema, de conseguir passar por um momento de estresse e poder superar o problema para voltar ao eixo original. A gratidão vem de encontro com esses pontos e ser grato a si e aos outros é reflexo desse processo de desenvolvimento pessoal.
Sentir-se grato pode ser algo inconsciente e espontâneo. Muitas vezes, nos sentimos como reflexo do que pensamos e percebemos. Por outro lado, quem não está nesse momento se sentindo assim saiba que esse movimento pode ser algo a se desenvolver.
Uma pesquisa científica denominada denominada "A tool for reducing economic impatience" - Psychological Science (Uma ferramenta para reduzir a impaciência econômica em tradução livre) publicada em 2014, mostrou que o sentimento da gratidão pode, de fato, ajudar a lidar com impulsos e satisfação imediata.
O teste foi feito no formato de três momentos diferentes com os participantes. Eles foram convidados a escrever sobre experiências nas quais sentiram:gratidão;felicidade; neutralidade.
Após escreverem sobre situações de gratidão houve uma maior maior desenvoltura na capacidade de pensar nas situações de ganhos futuros.
Como desenvolver a gratidão
A seguir, algumas dicas para desenvolver a gratidão
- caderno de gratidão: uma vez ao dia escrever 3 coisas que você é grato
- recordações de situação de gratidão ao longo da vida
- repetir palavras de gratidão, respeito, reconhecimento e bem estar
- relaxar a mente através de visualização de momentos de gratidão
- hoponopono - eu te amo, me perdoe, sinto muito, sou grato(a).
Quando não há o processo de reconhecimento, de empatia, de compreensão do todo para a internalização da gratidão pode ser recomendado o tratamento psicológico. Sessões de hipnose ericksoniana, novo código da pnl, emdr, coaching de vida pode ser indicadas para o processo de:
- desenvolvimento de percepção
- criação de sintonia e empatia
- mudança de crença
- formação de novas perceptivas
- resiliência
- relaxamento corporal e mental
- reconhecimento
- experimentar através de exercícios a gratidão
- demonstração de gratidão
Sucesso naquilo que busca e até breve!