Médico oftalmologista especialista em Córnea, Cirurgia Refrativa, Catarata e Ceratocone. Atualmente, é médico do setor d...
iO olho humano é um órgão complexo e de vital importância para nossa vida diária. Através dos olhos, conseguimos distinguir objetos distantes dos próximos e determinar cores ou formas.
A córnea é uma estrutura muito importante e está localizada à frente dos olhos. Ela ajuda a proteger os olhos dos germes, poeira e outras substâncias nocivas. E compartilha essa tarefa de proteção com as pálpebras, a cavidade ocular, as lágrimas e a esclera (parte branca do olho).
Embora seja altamente sensível, a córnea lida muito bem com ferimentos leves ou escoriações. Se a córnea sofrer algum trauma, as células saudáveis deslizam rapidamente e corrigem a lesão antes que a infecção ocorra e a visão seja afetada.
A ceratite é uma inflamação da córnea que pode ser apenas inflamatória ou ter um agente causador como bactérias, fungos ou vírus.
Esta alteração causa dor, visão reduzida, sensibilidade à luz, lacrimejamento, secreção ocular, sensação de corpo estranho, queimação e embaçamento visual que pode, em casos graves, cegar a pessoa.
A ceratite pode afetar um olho ou ambos os olhos. Essa inflamação é classificada em leve, moderada ou grave, podendo estar associada à inflamação de outras partes do olho. Além disso, depende da sua localização, gravidade e causa.
Tipos de ceratite
Os tipos de ceratite variam de acordo com o local que acontece, por exemplo:
- Centro da córnea ou a parte periférica da córnea (a porção mais próxima da esclera) ou ambos
- Ceratite punctata superficial, na qual as células da superfície da córnea sofrem ou morrem
- Ceratite intersticial, uma condição que pode ser o resultado direto da infecção ou mais comumente secundária a um processo imunológico envolvendo o estroma da córnea
- Endotelite, que envolve a camada de células mais profunda ou mesmo acometer todas as camadas
- Ceratoconjuntivite é uma inflamação da córnea e da conjuntiva
- Ceratouveíte é uma inflamação da córnea e do trato uveal, que consiste na íris, no corpo ciliar e na coróide.
O que causa a ceratite?
Uma variedade de condições pode levar à inflamação da córnea, entre eles estão:
- vírus, bactérias e fungos
- exposição à luz ultravioleta, como luz solar ou lâmpadas solares
- exposição a outras fontes de luz intensa, como a solda elétrica , reflexos de neve ou água
- irritação do uso excessivo de lentes de contato
- olhos secos causados ??por uma desordem palpebral ou formação insuficiente de lágrima
- um objeto estranho no olho
- uma deficiência de vitamina A
- uma reação a colírios, cosméticos oculares, poluição ou partículas suspensas no ar, como poeira ou pólen.
A incapacidade de fechar as pálpebras corretamente também pode levar a quebra do filme lacrimal (lágrimas), como triquíase e lagoftalmia uma condição denominada ceratite de exposição. Além disso, uma grande variedade de doenças sistêmicas também podem levar à ceratite.
Todas estas condições podem causar lesões na superfície corneana, possibilitando aos agentes infecciosos ataques, levando a inflamação da córnea. Portanto, deve ser detectado e tratado.
Em casos graves de ceratite causadas por bactéria ou fungo, ocorre um processo que ameaça a visão. Muitos pacientes têm um desfecho clínico ruim se a terapia agressiva e apropriada não for prontamente iniciada.
Diagnóstico e tratamento
Em casos graves de ceratite causadas por bactéria ou fungo, ocorre um processo que ameaça a visão. Muitos pacientes têm um desfecho clínico ruim se a terapia agressiva e apropriada não for prontamente iniciada.