Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
Se você é o tipo de pessoa que está sempre ligada nas tendências das redes sociais, provavelmente ouviu falar do novo mistério do momento: Você escuta Laurel ou Yanny?. Depois da polêmica foto do vestido, na qual alguns enxergavam azul e preto e outros branco e dourado, agora um som de poucos segundos têm dividido opiniões.
Mas a pergunta que vale 1 milhão de doláres é: "Por que as pessoas estão ouvindo coisas diferentes?". De acordo com o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, existem vários fatores que fazem as pessoas escutarem de maneiras diferentes, por exemplo, idade e horário em que a pessoa ouve o áudio.
"Com o passar dos anos, a audição das pessoas tende a ficar debilitada, por isso é possível que existe uma variação de entendimento do é ouvido entre as pessoas mais velhas. Além disso, no período matutino nós ouvimos melhor, então pode ocorrer de você ouvir perfeitamente o que foi dito de manhã, mas isso mudar durante a tarde, por esse motivo que os médicos recomendam que exames auditivos sejam feito na parte da manhã", revela Cícero.
Toda essa questão está relacionada a "ilusão sonora", que nada mais é do que o fato da pessoa imaginar que o será dito de uma forma, mas entender de outra. "Tudo isso depende do cérebro do indivíduo, estando ligado ao emocional e experiência dele", completa.
Saiba mais: Entenda por que as pessoas veem cores diferentes no mesmo vestido
Em entrevista ao The Verge, Bharath Chandrasekaran, professor do departamento de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade do Texas, indica que o fato de vir um texto juntamente com o áudio, pode fazer com que as pessoas "moldem" o que vão escutar devido à sugestão entre as duas palavras. Isso significa que não são só os ouvidos som que influenciam na "escolha da palavra", mas o cérebro também.
Segundo Will Sedley, professor do Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle ?Yanny" e "Laurel" são palavras muito parecidas, embora tenham sílabas diferentes. "A estrutura silábica e a energia que usamos para dizer as duas palavras são semelhantes", disse à BBC.
Além disso, é possível culpar a qualidade do áudio também, que por ser muito abafado pode acabar dificultando o que é dito.
Portanto, você não precisa se preocupar se está ouvindo ?Laurel ou Yanny?, essa variação é normal e tudo depende da forma como você está ouvindo o áudio, sua idade e experiências de vida.
Mas, afinal, como surgiu essa história?
Anos atrás, o site americano Vocabulary.com (um dicionário online) contratou um cantor lírico para ler alfabeto fonético internacional, com o objetivo de trazer a compreensão total de como uma palavra é dita. Contudo, a gravação gerou discussão entre algumas pessoas e acabou caindo no Reddit e em pouco tempo já se espalhou para outras redes sociais, como o Twitter, Instagram e Facebook.
Caso você esteja realmente em dúvida do que foi dito, o autor da gravação confirmou ao The New York Times confirmou que a palavra certa é "Laurel", porém não se sinta mal se você escuta "Yanny" e se serve de consolo: você não é o único.