Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Não tem nada pior do que você se dedicar na academia, ficar firme em uma alimentação saudável, acreditando que está perdendo gordura, quando na verdade o que está indo embora são seus músculos, a massa magra que você tanto ralou para conquistar. Mas com algumas dicas e a ajuda de especialistas no assunto, é possível reverter esse problema.
"A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, ou seja, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 quilo de gordura, porém o músculo é mais compacto. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda", explica a educadora física Fernanda Andrade. Por isso, ela explica, quando realizamos um treinamento muscular percebemos que nossas roupas caem bem melhor, mesmo quando não ocorrem grandes mudanças na balança. Justifica-se aí a redução de circunferência e a manutenção ou ganho de peso.
Como saber se estou perdendo massa magra?
Um fator importante, como dito anteriormente, pode ser a redução do peso na balança. Entretanto, isso não é determinante. Na verdade, apenas uma avaliação de composição corporal vai poder identificar o índice de gordura corporal e de massa magra de todo o organismo e entender o que de fato está acontecendo.
Porém, existe um sinal bastante claro que o nosso corpo dá quando os músculos estão sendo perdidos. "Um ponto crucial é notado justamente em nossa rotina diária. É quando o desempenho de atividades costumeiras passam a ser desgastantes ou até mesmo no rendimento do treino que antes era mais fácil e, de repente, se torna muito difícil", explica o educador físico Marcelo Santana.
Saiba mais: Como saber se ganho de peso após a musculação é gordura ou músculo
O educador físico destaca ainda que "evitar o catabolismo é uma tarefa estratégica e pode ser evitada, por isso sempre procure ajuda profissional para obter sucesso no projeto". Veja abaixo alguns fatores que costumam causar a perda dos músculos:
3 fatores que podem causar a perda de massa muscular
- Um acompanhamento nutricional é muito importante nesse sentido. "É necessário estabelecer o plano alimentar voltado para o emagrecimento e também conhecer sua quantidade calórica diária, analisando o quanto terá de margem semanal de perda sem exceder ou comprometer os músculos", explica Marcelo
- O volume de treino excessivo também pode comprometer muito seu ganho de massa magra. "Cada vez mais está sendo provado que devemos buscar a intensidade no treinamento como foco principal para o ganho de massa", afirma o treinador
- "Dietas restritivas zerando carboidratos são um dos grandes responsáveis pela perda de massa muscular", conta ele. Sim, carboidratos são amigos. Veja aqui outros riscos de cortar o carboidrato da alimentação.