A clínica Saúde Porã conta com ampla equipe de fonoaudiólogas especialistas nas diferentes áreas de atuação: audição e s...
iCom a correria do dia a dia e a vida agitada houve um aumento no índice de estresse, ansiedade, depressão, insônia e sedentarismo em todo o mundo. Como consequência vem as dores, principalmente as dores nas costas. Então você me pergunta o que a respiração tem a ver com isso? Tudo.
Todas essas condições vêm acompanhadas a uma respiração curta e superficial. Você já reparou que quando você está nervoso, preocupado, ansioso ou até mesmo com dor sua respiração muda? Ela torna-se curta e ofegante. A respiração curta é extremamente prejudicial para seu corpo e mente. Isso porque a oxigenação é indispensável para o bom funcionamento do seu organismo.
Já a respiração profunda, feita com o diafragma, pode influenciar bastante na saúde. Esse músculo, que fica na fronteira entre o tórax e o abdômen, é o responsável pela respiração. Tanto que quando você respira direito, dá para perceber o movimento da barriga.
Mas não é só aí que este músculo atual. A respiração profunda pode contribuir para melhorar as dores de coluna, principalmente lombares, pois o diafragma tem um papel importante no controle da coluna, agindo como um estabilizador. Quando respiramos pelo diafragma, solicitamos não apenas o próprio músculo, mas também músculos abdominais, peitorais, da cabeça e ombros. Todos eles são de extrema importância para uma postura correta.
As principais causas de posturas incorretas e lombalgias (dores na região da coluna) são causadas pelo tônus diminuído do músculo diafragma. Ao inspirar devemos expandir a barriga, mas sempre mantendo uma tensão basal no diafragma e prestando atenção para não jogarmos as costas para trás.
A respiração correta traz inúmeros benefícios, como:
- Alívio da ansiedade e estresse
- Melhora do metabolismo celular
- Melhora da capacidade pulmonar
- Melhora do aspecto da pele
- Melhora da qualidade do sono
- Melhora da concentração
- Postura mais adequada
- Melhora do rendimento durante as atividades físicas
- Melhora da expressão vocal pois com o aumento da capacidade pulmonar a pessoa consegue projetar melhor a voz sem forçar as pregas vocais.
Saiba mais: 7 técnicas de respiração para controlar a ansiedade
Quer aprender a respirar melhor?
Existem várias técnicas e atividades que tem como princípios a respiração profunda, por exemplo: yoga, meditação, pilates, tai chi, respiração calmante (adhama pranayama), respiração de limpeza (kapalabhati), e respiração quadrada (samavritti).
Aqui vou dar um exemplo de como realizar exercício de respiração profunda:
- Coloque seu peito para frente, relaxe os ombros e descanse o olhar
- Agora coloque uma mão sobre seu peito e a outra no abdômen
- Inspire de forma lenta e profunda ao longo de 3 segundos
- Quando fizer isso, você deve perceber como a mão que está no abdômen se movimenta muito mais do que a mão que está sobre o peito
- Retenha esse ar durante 3 segundos para depois expirar ao longo de 6 segundos.
Se você quiser adotar essa nova maneira de respirar para sua vida vale a pena levar em consideração:
- Não se muda um padrão respiratório da noite para o dia
- Tenha paciência com você
- Escolha um lugar calmo e tranquilo para realizar o exercício
- Crie uma rotina, isso te ajudará a criar o hábito
- Outra dica legal é que é mais fácil começar esse exercício deitado. Depois você faz sentado, depois em pé e por último associando a fala ou outras atividades corporais
- Você também pode realizar umas das atividades citadas acima como yoga, meditação ou pilates.
Terapia com fisioterapeutas associam esse treino aos exercícios de fortalecimento dos músculos já citados e podem focar na reabilitação postural também. Terapia com fonoaudiólogo associam esse treino com exercícios de voz ou canto no caso de profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
Comece hoje mesmo a respirar corretamente e vivencie os benefícios dessa respiração. Afinal nunca é tarde para começar a olhar para si.
Fontes
Co-autoria: Dra. Thaís Bueno ? Fisioterapeuta da Clínica Saúde Porã, microfisioterapeuta e instrutora de Pilates
- Germain, B.C Anatomia para o movimento, editora Manole, 2002
- Kendall, F.P Músculos provas e funções, editora Manole, 2007