Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Em plena Copa do Mundo, com um novo jogo nesta sexta-feira (22), o Brasil viu Neymar sair do treino de hoje (19) com dores e, claro, começou a sofrer junto. Em março deste ano, o jogador passou por uma cirurgia para tratar uma fissura no 5º metatarso do pé direito. Entenda mais aqui sobre o problema.
Mas será que essa lesão ainda pode atrapalhar a performance do craque da Seleção Brasileira? De acordo com a equipe brasileira, a resposta é não. "Neymar se queixou de dores no tornozelo, em decorrência do número de faltas sofridas contra a Suíça. Como o treino era regenerativo pros titulares, foi encaminhado para a fisioterapia. Fica lá hoje e amanhã de manhã, treinando amanhã à tarde", informou Rodrigo Lasmar, médico da Seleção, em nota oficial.
Por outro lado...
Apesar da nota divulgada pela equipe médica da Seleção Brasileira, sem grandes detalhes sobre o estado de Neymar, é possível sim que a fissura no 5º metatarso ainda esteja assombrando o jogador. É o que explica a fisioterapeuta Andreia Miana, coordenadora do laboratório de performance do movimento do Instituto Vita.
"Acredito que essa dor possa estar ligada ao problema anterior sim, porque a lesão querendo ou não ainda é recente. A recuperação da fratura dura, em média, uns três meses. Disseram que em até dois meses ele voltaria, o que aconteceu, mas ele ainda deve estar um pouco inseguro, porque foram poucos treinos em decorrência da fisioterapia", explica ela.
Ela completa explicando que, quando há uma lesão ou fratura, o corpo acaba tentando realizar compensações que sobrecarregam outras áreas, como joelho e o próprio tornozelo, gerando desequilíbrios. "Por estar relativamente próximo do tornozelo, uma vez que o 5º metatarso faz parte do mesmo complexo, pode ser algo relacionado. Apesar de já ter cicatrizado a lesão, ainda é recente. Da mesma forma, o tornozelo está próximo do metatarso e se você tem alguma lesão no tornozelo, esse edema pode chegar próximo ao dedo, trazendo um problema generalizado. Ele deve estar fazendo bastante fisioterapia analgésica", finaliza.
Agora só nos resta aguardar as próximas atualizações sobre o jogador e, claro, torcer muito para que ele esteja 100% até sexta-feira.