Especialista em medicina do sono no Instituto do Sono, realizou o curso de cirurgias para apneia do sono no complexo Flo...
iNão há nada mais irritante do que uma coceira no ouvido que não passa nunca. Embora isso seja muito comum, qual será o motivo para isso acontecer? A causa mais comum de coceira no ouvido está relacionada a um problema da pele do canal auditivo, mais comum em quem possui pele seca, e que pode ser agravado se a pessoa tiver quadros alérgicos em outros locais do corpo, como rinite e dermatite de origem alérgica.
Outra causa frequente da coceira no ouvido é a otite externa, uma infecção do canal auditivo causada por bactérias ou fungos. A otite externa em geral se inicia com um incômodo e coceira no ouvido, e progride para dor, inflamação e saída de secreção amarelada e com mau cheiro (purulenta).
Saiba mais: Você sabe cuidar da saúde do seu ouvido?
Além disso, o uso de aparelho auditivo, em especial o que fica dentro do canal auditivo (chamado modelo intracanal), e outros objetos para limpar os ouvidos, como cotonetes, retiram a cera, que é uma camada oleosa de proteção da pele, deixando-a mais seca e também causando coceira.
A causa mais rara para coceira no ouvido é a psoríase, uma doença autoimune que causa placas de pele ressecadas e com descamação em alguns pontos do corpo, podendo se localizar também na parte externa e dentro do canal do ouvido.
Saiba mais: Dor de ouvido: como aliviar, remédios e causas
Complicações causadas pela coceira no ouvido
A coceira no ouvido pode estar muito relacionada com quadros alérgicos, por isso é comum também a pessoa sentir coceira na garganta e em outros locais, como na pele e no nariz.
Coçar o ouvido com o uso de objetos pode remover a camada de cerume que protege o ouvido das infecções. Com isso, o ouvido fica sujeito à infecção por bactérias, e se a infecção persistir, também fungos podem estar presentes.
O ato de usar objetos também pode empurrar a cera que estava mais externa no canal do ouvido para dentro, causando seu entupimento, o que leva a pessoa a sentir um desconforto ou mesmo dor no ouvido e queda da audição.
O que fazer quando a coceira surge?
Quando sentir coceira, recomenda-se evitar qualquer tipo de objeto ou líquido dentro do ouvido. Apenas medidas como a limpeza com uma toalha na parte mais externa do ouvido são seguras. Se a pessoa tiver quadros alérgicos, pode fazer uso de antialérgicos para alívio da crise.
Quando a coceira persiste ou é associada a coceira em outras partes do corpo, é importante a avaliação do otorrinolaringologista. Quando a coceira vem associada de dor e saída de secreção, recomenda-se uma consulta de forma mais rápida, pois pode se tratar de um quadro de infecção.