Redator focado em saúde e bem-estar, com destaque para comportamento e saúde mental.
Dentro de um relacionamento, há diversos fatores que tornam a convivência saudável. Uma boa comunicação, o amor e a atenção são alguns dos mais importantes. Entretanto, uma das características que tornam a relação ainda melhor é uma boa satisfação sexual entre o casal.
O sexo, quando ele agrada às duas pessoas, pode tornar a rotina mais empolgante e proporcionar diversos benefícios a todos. Veja a seguir, seis benefícios proporcionados pelo sexo no seu relacionamento:
Saiba mais: Massagem tântrica: o que é, como é feita e depoimentos
1. Amor deixa o sexo mais prazeroso
Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado da Pensilvânia, o amor deixa o sexo mais prazeroso. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores entrevistaram 95 mulheres heterossexuais com idades entre 20 e 68 anos, descobrindo que, para elas, o amor é capaz de proporcionar máxima satisfação em relações sexuais e no casamento.
De acordo com Beth Montemurro, socióloga, transar com quem amamos faz com que nos sintamos menos inibidos e mais dispostos a explorar nossa sexualidade.
2. Sexo oral faz bem para a saúde do casal
Quem faz e recebe sexo oral pode se beneficiar de uma potencialização na saúde. De acordo com os pesquisadores, a prática diminui os níveis de estresse e ansiedade, melhorando a qualidade do sono.
O estudo ainda revela que quanto mais você fizer, melhor será o bem-estar de sua relação. Isto acontece porque durante a relação sexual os hormônios ocitocina e DHEA são liberados e acabam protegendo o corpo contra doenças cardiovasculares, além de terem propriedades sedativas, que proporcionam o relaxamento.
3. Quer que seu parceiro(a) rejuvenesça? Faça sexo!
Pesquisadores do Reino Unido descobriram que quatro orgasmos por semana podem rejuvenescer o corpo em até sete anos. Isto acontece porque as relações sexuais liberam o hormônio GH, que torna a pele mais elástica.
Saiba mais: Ménage a tróis: o que é preciso saber antes de viver essa experiência
4. Sexo pode até ajudar a expelir pedras do rim
Transar de três a quatro vezes por semana pode ajudar você a expelir pedras nos rins. Segundo o estudo, isto pode acontecer porque o ácido nítrico, que é produzido durante o sexo, ajudaria a relaxar o ureter, canal por onde passa a urina e as pedras nos rins quando existentes.
5. Se você tem enxaqueca, fazer sexo pode aliviar
Segundo o ginecologista Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso como agentes redutores de sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor, o que provoca o alívio da enxaqueca.
6. Sexo melhora a memória
De acordo com cientistas do Canadá, o sexo pode ser considerado um exercício físico que favorece o relaxamento do cérebro, podendo combater a depressão e outros fatores que afetam nossa memória.
Para os cientistas, o ato sexual estimula a criação de novos neurônios no hipocampo, área do cérebro relacionada à memória de palavras.
Saiba mais: Sexo e chocolate: dupla ajuda a emagrecer e mais 4 benefícios