Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado anualmente no Brasil em 29 de agosto. Essa data foi instituída em 1986 pela lei nº 7488, com o objetivo de incentivar a luta contra o tabagismo, por causar diversos problemas - principalmente à saúde. Hoje pode ser o dia em que você largue o vício no cigarro e estamos aqui para tentar te ajudar nessa tarefa.
Alguns internautas decidiram compartilhar seus depoimentos, através da hashtag "#eueocigarro" publicada no Twitter, afim de ajudar aqueles que estão tentando parar de fumar. Confira alguns tweets abaixo:
Como parar de fumar?
Para te ajudar a abandonar o cigarro, a pneumologista da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo, Camille Rodrigues, montou um calendário. A seguir, você confere conselhos diários para se ver livre do cigarro até o final deste ano.
De 29 de agosto a 30 de setembro: monte uma lista com as marcas de cigarro que você mais gosta. Reflita sobre os fatores que te motivam a parar de fumar e os motivos que dificultam a conquista deste objetivo. Diminua gradualmente o número de cigarros diários até chegar à metade. Perceba como você fuma por automatismo, sem que sinta realmente a necessidade de fumar. Inicie a despedida do cigarro.
De 01 de outubro a 05 de novembro: peça aos colegas de trabalho, amigos e familiares que o auxiliem na luta contra o fumo. Peça para que eles não te ofereçam cigarros e não deixem maços espalhados pela casa ou local de trabalho. Estipule uma data para não fumar mais nenhum cigarro. Nos dias que antecederem a data marcada, realize uma cerimônia de despedida do cigarro. Afinal, depois de tantos anos tendo o cigarro como companhia, você tem o direito de se despedir dele. Faça uma cerimônia ao seu estilo e concretize a separação. Quando a data marcada chegar, jogue os cigarros fora e não tenha nenhum ao seu alcance. Escorregões podem acontecer com o cigarro à vista.
De 06 de novembro a 10 de dezembro: neste período, é comum aparecer aquela vontade intensa de fumar. Perceba, no entanto, que ela dura cerca de 1 minuto. Aproveite o tempinho para tomar um copo grande de água bem devagar. Logo você vai perceber que a vontade acabou. Gaste energia, caminhe, mantenha-se ocupado. Nas três primeiras semanas sem o cigarro, se atente a situações que te lembrem ele, como a hora do cafezinho ou a reunião de amigos que fumam após o almoço. Estabeleça estratégias para estes momentos. Troque, por exemplo, o café por suco depois do almoço. Invista em sua nova rotina sem cigarros, adquirindo novas atividades e hobbies.
De 11 de dezembro a 31 de dezembro: é fase de notar os benefícios que você já tem com o afastamento do cigarro, como a melhora do fôlego e do sabor dos alimentos, o perfume que você passa pela manhã e sente o dia todo e a pele do rosto mais viçosa. Divida com amigos e familiares a sua nova conquista. Faça as contas do quanto você economiza por semana sem o gasto com cigarros e dê um presente a si mesmo. Faça planos para um ano novo livre do vício. Na entrada de 2019, brinde a uma vida mais saudável.
Tabagismo mata
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.
Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar. Faça o teste e descubra qual o seu tipo de dependência em cigarro, clicando aqui!