Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Um caso aterrorizante vem chamando a atenção de médicos e internautas do mundo inteiro na última semana. O relatório, divulgado revista médica BMJ Case Reports, relatou a história de uma mulher de 53 anos que havia sido internada no Hospital KK de Mulheres e Crianças, em Singapura, com uma "bola" gigante em sua barriga e com dificuldades para respirar.
Após realizarem uma série de exames, os médicos descobriram que aquela "massa" se tratava de um tumor benigno de 64 centímetros e 27,8 Kg. Para a remoção do mioma, os médicos realizaram uma histerectomia abdominal total, removendo totalmente o útero, as trompas e os ovários.
De acordo com os médicos, o mioma já ocupava completamente as cavidades abdominal e pélvica da paciente, se estendendo até o osso esterno. Depois da remoção do tumor, a equipe médica precisou realizar uma cirurgia plástica para reconstruir a parede abdominal da mulher, pois ela havia afinado e esticado por causa da doença.
Em entrevista ao jornal The Washington Post, a ginecologista obstetra Poh Ting Lim contou que a mulher não tinha procurado o hospital antes com medo de alguma cirurgia. Contudo, ela não teve como escapar.
Saiba mais: Mioma uterino: sintomas, tratamentos e causas
Segundo o artigo médico, a paciente não apresentava dificuldades para urinar ou evacuar, nem para se alimentar. É provável que esses sintomas não tenham surgido por causa do crescimento lento, que permite ao corpo se adaptar às mudanças.
Além disso, a ginecologista esclareceu que os miomas crescem em taxa de aproximadamente 9% a cada seis meses, durante a idade reprodutiva, mas tendem a diminuir após a menopausa. É muito raro um mioma se tornar gigante (acima de 11 Kg). No caso dessa paciente, não é possível dizer desde quando o tumor se desenvolvia, mas Lim estima que ele existia há pelo menos 5 anos.
Uma semana depois das cirurgias a moça recebeu alta. Dois meses depois do caso ela já respirava e andava normalmente, conforme demonstrou o relatório do caso.
O que é Mioma uterino?
Miomas uterinos são tumores não cancerosos do útero, que muitas vezes aparecem durante a idade fértil. Os miomas uterinos não estão associados a um risco aumentado de câncer de útero e quase nunca se transformam em câncer. Esse tumor benigno atinge cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.
Miomas uterinos são frequentemente encontrados por acaso durante um exame ginecológico de rotina. O seu médico pode sentir irregularidades na forma do seu útero, o que sugere a presença de miomas.
Confira aqui quais são os sintomas dos miomas e como tratar a condição!