Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O autismo prejudica as habilidades de comunicação e interação social das crianças. A condição pode afetar a autoestima dos pequenos, pois eles se sentem diferentes dos demais. Entretanto, segundo um novo estudo feito pela Universidade de Chichester, uma hora de prática semanal pode reduzir os efeitos do transtorno.
Fazer isto pode também potencializar o aprendizado na escola. Segundo os pesquisadores, os alunos autistas que tocam bateria tiveram maior facilidade em seguir as instruções de seus professores. Além disso, eles também conseguiram interagir mais com seus colegas de classe.
Como o estudo foi feito
Alunos da Milestone School em Gloucester entraram em um programa de bateria que durou dez semanas. Eles tocavam duas vezes por semana por meia hora. Acompanhando as atividades escolares dos pequenos, descobriu-se que eles adquiriram maior destreza, ritmo e otimizaram o tempo que realizavam a lição de casa.
Resultados
O controle dos movimentos corporais foi potencializado, o que trouxe benefícios para a coordenação motora. Além disso, a concentração dos estudantes com autismo foi ampliada.
Steve Draper, um dos pesquisadores do estudo, disse em entrevista ao Eurekalert: "Tocar bateria apresenta diversos benefícios físicos, coordenativos e musicais, e todos estes juntos atuam a favor do bem-estar".
Saiba mais: Exames podem detectar autismo em crianças menores de 2 anos