Dr. Maurício Martelletto Filho é médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mem...
iMuitos leitores perguntam se os pop-sockets realmente ajudam a melhorar a ergonomia no uso constante do celular. A resposta a essa pergunta é: depende.
A resposta relativa da pergunta leva em conta uma série de fatores de ordem ergonômica e também situacionais. O fato é que posturas ergonômicas favorecem o uso do celular por um tempo mais prolongado sem produzir lesões.
Por outro lado, se o usuário não se der conta da forma e do tempo de uso, que não deve exceder 2 a 4 horas diárias com intervalos regulares de repouso, pode produzir lesões ainda mais graves.
O uso de aparelhos na cama no momento de dormir por exemplo, pode representar para determinadas pessoas o aparecimento de insônia, dor de cabeça, tendinites e de problemas crônicos de origem ergonômica. Lembre-se de que tudo aquilo que fazemos em demasia e fora dos horários e circunstâncias determinadas, acaba trazendo algum desconforto ou consequência ruim.
Saiba mais: Corrija os erros de postura que favorecem a dor nas costas
Computadores, celulares e tablets podem causar problemas graves que podem se tornar irreversíveis com o passar do tempo. Muitos deles estão relacionados à postura adquirida na utilização desses aparelhos ao longo de anos de uso.
Desta forma, se o usuário utilizar o pop-socket em uma postura semelhante à que utiliza o aparelho sem o pop-socket, pode não haver vantagens se o assunto é evitar lesões e inflamações do aparelho locomotor pelo uso de celulares e tablets.
O pop-socket deve ser usado da mesma forma do que quando lemos o visor de um relógio. A mão deve estar pronada, e o aparelho colocado no dorso da mão (assim como o visor de um relógio no dorso do punho). Como na foto abaixo:
Nesta posição, o aparelho ficaria preso entre o segundo e o terceiro dedos da mão esquerda e o touch screen liberado para digitação da mão contralateral. Digo isso porque já tenho visto formas mais ou menos incorretas de utilização o aparelho que levaria à sobrecarga da musculatura flexora e o favorecimento a lesões musculares e dos nervos.
Conversei com alguns usuários de pop socket procurando saber sobre suas opiniões sobre o aparelho. Cerca de 80 a 90% relataram uma melhora da empunhadura do aparelho celular, a maioria deles do sexo feminino que possuem mãos mais delicadas, ágeis, porém menores que as mãos do sexo oposto.
No entanto, nenhum deles realizava a empunhadura mais anatômica conforme descrito anteriormente. De uma forma ou de outra, vale a pena usar esse suporte, desde que respeitados a forma de uso e os limites de tempo para o smartphone ou tablet.