Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA pequena Mehlani Martinez, 2 anos, impressiona diversas pessoas com seus grandes e expressivos olhos. No entanto, o que nem todos sabem é que a menina sofre com a Síndrome Axenfeld-Rieger, uma condição rara que afeta o desenvolvimento dos olhos.
Em entrevista ao Buzzfeed, a mãe de Mehlani, Karina Martinez, de 21 anos, contou que a filha foi diagnosticada com a doença quando tinha apenas uma semana de vida.
A síndrome Axenfeld-Rieger afeta a córnea e a íris, dando aos olhos uma aparência incomum. Isso porque, a íris (parte colorida do olho) é muito pequena, então a pupila acaba tomando conta de grande parte do globo ocular.
A doença aumenta em 50% a chance das pessoas também sofrem com glaucoma, uma alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, se não tratada pode levar a cegueira.
Mehlani tem glaucoma, mas a condição ainda não afetou sua visão. No entanto, pessoas com Axenfeld-Rieger são muito sensíveis a luz, por isso a menina não pode sair de casa sem óculos escuros, a fim de prevenir que o quadro se agrave.
A história da garotinha ganhou visibilidade depois que sua mãe compartilhou no Twitter um desabafo: "Sempre que um estranho elogia os olhos da minha filha, eu tenho um debate mental sobre se eu deveria mencionar o 'defeito' dele. Eu decido que não, sorrio e agradeço. Sempre fico com um sensação estranha. Eu apenas rezo para que ela saiba o quão bonita ela é".
Além disso, Karina confessa que se preocupa em como as outras crianças vão tratar Mehlani quando ela crescer e tiver idade para frequentar a escola. "Eu sempre fico com uma sensação estranha. Só rezo para que ela sempre saiba o quanto ela é linda", escreveu em outra publicação.
Após receber uma série de comentários positivos e encorajadores, Karina comentou que continuará dizendo a sua filha que ela sempre será amada, mesmo quando algumas pessoas não forem gentis. "Eu irei lembrá-la do quão linda ela é. Direi que Deus a fez desta maneira por um motivo. Todos temos algo que nos faz diferente".