Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
Você já ouviu falar na série "The Good Doctor"? Esse novo drama médico estreou em setembro de 2017 e já é um grande fenômeno de audiência. O seriado conta a história de Shaun Murphy, interpretado por Freddie Highmore, um jovem cirurgião com Síndrome de Savant, uma condição muito comum dentro do espectro autista.
Apesar do seu incrível conhecimento na área da medicina, esse médico não consegue se relacionar com o mundo à sua volta. Por isso, ele precisa aprender a lidar com as novidades e dificuldades do dia a dia em um hospital.
A segunda temporada de The Good Doctor estreará nos Estados Unidos na segunda-feira, 24 de setembro, pela ABC. No Brasil, é possível assistir a primeira temporada completa no serviço de streaming Globoplay.
Com boas lições de vida, essa série é capaz de mostrar o que há de melhor e pior nas pessoas, servindo de inspiração para sermos melhores com o próximo. Por esse motivo, o Minha Vida selecionou alguns motivos importantes pelos quais você deveria assistir "The Good Doctor". Confira:
1. Todos merecem ter oportunidades
Logo nos primeiros episódios, já podemos ver uma discussão entre a administração do hospital sobre a contratação do jovem. Isso porque o cirurgião-chefe Neil Melendez, interpretado por Nicholas Gonzalez, acredita que Shaun está mais sujeito a cometer erros do que seus companheiros de trabalho.
No entanto, após Shaun mostrar ser mais do que capaz de fazer um trabalho extraordinário, a equipe do hospital decide aceitar que ele faça sua residência lá. Isso mostra que embora Shaun tenha suas dificuldades, assim como todos nós, também merece uma chance de ter um lugar no mercado de trabalho.
"Depois de trabalhar com o Dr. Murphy, depois de desafiá-lo em uma cirurgia e em todo resto, provavelmente mais do que ele devia... Eu posso dizer que ele tem minha completa confiança", disse o cirurgião-chefe Neil Melendez no 7º episódio da 1ª temporada.
2. Significado de família
O que significa família para você? Para muitas pessoas, o termo é sinônimo de ter pai, mãe, irmão, avós e tios, certo? Porém, nem sempre família precisa ser alguém que divide o mesmo DNA: pode ser apenas uma pessoa que dá amor ao próximo.
Devido a sua condição, Shaun sempre foi maltratado por seu pai e o irmão acabava sendo seu defensor. Quando eram jovens, ambos decidiram sair de casa depois que o pai dos meninos matou o coelho de estimação deles. Entretanto, infelizmente, o irmão de Shaun acaba sofrendo um acidente e morre. Desde então, ele estudou para que pudesse salvar vidas já que não pôde salvar seu irmão.
Após a morte do irmão, Shaun recebeu a ajuda do Dr. Aaron Glassman (Richard Schiff), que acabou se tornando mentor, amigo e a família do jovem. Embora a parceria entre eles ainda não tenha sido completamente abordada na série, já foi possível notar que Aaron Glassman foi um grande incentivador de Shaun para que pudesse se tornar cirurgião.
"Se você ama alguém, fará de tudo para evitar a morte deles", disse Shaun Murphy no 13º episódio da 1ª temporada.
3. Retrato autêntico do espectro autista e Síndrome de Savant
A série retrata com muita veracidade as características e dificuldades de uma pessoa dentro do espectro autista, como problemas na interação social e resistência em mudanças de rotina.
Logo após a estreia de The Good Doctor, a comunidade autista se manifestou sobre a importância de abordar assuntos como esse.
"The Good Doctor faz um bom trabalho de navegar no fio da navalha. Freddie faz bem em sua estreia, mostrando várias características que podem acompanhar um diagnóstico de autismo. Essas características incluem constrangimento social, falta de contato visual, brincar com as mãos durante situações estressantes etc. Esse último ainda é algo que eu faço até hoje como um adulto que está no espectro do autismo. A tomada de Freddie ressoará familiar para muitos na comunidade", disse Kerry Magro, palestrante motivacional premiado internacionalmente e autor best-seller, conforme publicado no portal Autism Speaks.
Além disso, a trama retrata uma condição pouco conhecida: a Síndrome de Savant, um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias, conhecidas também como "ilhas de genialidade". Esses talentos estão sempre ligados a uma memória acima da média, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.
Durantes os episódios é possível notar a expertise de Shaun com o corpo humano, e isso é mostrado através de efeitos visuais. Confira aqui um vídeo que mostra alguns desses detalhes da série.
4. A coragem de Shaun Murphy
Embora tenha que conviver com uma condição que afeta seus relacionamentos e até mesmo a maneira de lidar com tarefas pessoais, o jovem Shaun Murphy é símbolo de coragem, pois nunca pensou em desistir do sonho em ser médico.
Durante a série, Shaun busca lidar com situações com muito sarcasmo, conquistando pessoas ao seu redor e provando que é possível ser um excelente cirurgião, independentemente da sua condição.