Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já deixou de dar atenção para um pequenas alterações como inchaços e roxos que aparecem em seu corpo? Embora seja muito comum ignorar esses sintomas, a verdade é que eles podem indicar que algo mais sério.
Há alguns meses, a história de uma mulher russa de 32 anos chocou médicos, isso porque eles descobriram que um ?caroço? que havia migrado da região dos seus olhos para o seu lábio, se tratava de um verme vivo em sua pele.
De acordo com um artigo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM), a mulher, que não teve a identidade divulgada, chegou ao hospital localizado em Moscou reclamando de inchaços que ardiam e coçavam muito.
Saiba mais: Precisamos mesmo tomar remédio contra vermes todos os anos?
Após uma análise clínica, a equipe médica constatou que a paciente precisava realizar uma cirurgia para remover a protuberância. Durante a cirurgia, eles descobriram que o problema se tratava de uma verme nematoide, também conhecido como filária.
O estudo do caso não revelou o tamanho do verme, mas pela foto acima parece ser grande o suficiente para causar muito incômodo a paciente. Em investigações, os especialistas descobriram que era um Dirofilaria repens ? uma infecção parasitária.
Segundo a pesquisa, o Dirofilaria repens é um parasita que normalmente infecta cães e gatos, sendo transmitido, na maioria das vezes, para humanos através de picadas de mosquitos infectados.
Quando já está alojado na pele, o verme pode se mover para outras partes do corpo, porém quando tratado corretamente dificilmente traz complicações. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a forma mais comum para tratar a condição é através de remoção cirúrgica, mas medicamentos antiparasitários também podem ser usados.