Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O câncer de próstata é um tumor comum em homens maduros e atinge a glândula localizada abaixo da bexiga, chamada de próstata, e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Quando a doença é diagnosticada no estágio inicial há maiores chances de cura, diferentemente do estágio avançado, em que o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença. Conheça abaixo 9 celebridades que tiveram câncer de próstata.
1. Martinho da Vila
O sambista foi diagnosticado com câncer de próstata em 2008, aos 70 anos, após realizar o exame PSA - Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), capaz de identificar o câncer e também outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral. Martinho da Vila recebeu a notícia da doença ainda em estágio inicial.
O médico indicou três tratamentos, sendo um deles a prostatectomia radical, uma cirurgia que consiste na retirada da próstata, das vesículas seminais e linfadenectomia ilíaco-obturadora bilateral. O objetivo desse tratamento é remover por completo a doença e curar o paciente. E foi isso que aconteceu com o cantor após optar pelo tratamento cirúrgico.
Em entrevista ao portal R7, em 2015, Martinho disse que não se assustou ao receber o diagnóstico. "Eu não me assusto nunca. O homem que recebe essa notícia não tem de se assustar. Se assustar não adianta nada. Tem que fazer o que é preciso para se recuperar. Digo que é como se fosse uma vasectomia, você não pode mais ter filhos. Então, antes de entrar na mesa de cirurgia, sugiro que o homem que deseja ter mais herdeiros utilize um banco de esperma", contou.
2. Ben Stiller
Ben Stiller, ator de conhecidos filmes de comédia, também foi vítima do câncer de próstata, descoberto em 2014, quando tinha 46 anos - idade em que a realização do toque retal e da dosagem do PSA ainda não são necessárias, a menos que tenha histórico familiar da doença, o que não era seu caso.
No entanto, após realizar um exame de sangue durante um check-up, seu médico notou a presença da enzima antígeno prostático específico (PSA) - uma substância produzida pela célula prostática, que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação.
O ator também realizou tratamento cirúrgico para se curar da doença, mas ainda hoje continua fazendo exames de rotina. Ele decidiu divulgar seu caso em um texto publicado no Medium, em 2016.
Em entrevista ao talk show norte-americano "Howard Stern Show", Stiller disse que ficou assustado ao saber do diagnóstico positivo de câncer de próstata. "No começo, eu não sabia o que iria acontecer. Eu estava assustado. Isso paralisa tudo na sua vida porque você não pode planejar um filme sem saber o que vai acontecer", explica.
3. Ian McKellen
O ator Ian McKellen, conhecido por interpretar o mago Gandalf nas franquias "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" conviveu com o câncer de próstata por mais de seis anos. Em 2012, o jornal britânico Daily Mirror publicou declarações sobre seu estado de saúde. O inglês percebeu que algo estava errado porque ia com muita frequência ao banheiro durante a noite.
Segundo Ian, a notícia do diagnóstico lhe deixou assustado, chegando a pensar que esse fato seria o fim de sua vida. Mas conseguiu encontrar esperança em meio ao problema. Isso porque seu médico o alertou que havia chance de cura. Apesar disso, ele não passou por nenhum tratamento - apenas faz exames regularmente.
Saiba mais: Tire sete dúvidas sobre o diagnóstico de câncer de próstata
4. Jayme Monjardim
Jayme Monjardim, diretor brasileiro de grandes sucessos da televisão e do cinema, como o filme "Olga", descobriu o câncer de próstata em 2015, depois de realizar uma ressonância pélvica, no mesmo período em que estava dirigindo a novela da Globo "Sete Vidas".
O maior medo naquele momento era não ser curado ou o câncer se espalhar, contou em entrevista ao Ego. Além disso, o apoio da família foi de extrema importância quando recebeu o diagnóstico.
Monjardim realizou a cirurgia para retirada da próstata e voltou a trabalhar dez dias após a operação. "Não aguentei... Esse tipo de cirurgia mexe com a cabeça. Trabalhando você esquece", confessou ao portal.
Saiba mais: 6 dúvidas sobre a vida sexual pós-tratamento do câncer de próstata
5. Robert De Niro
O ator Robert De Niro soube do câncer de próstata em 2003, quando estava com 60 anos, porque seu pai também já havia tido a doença. Felizmente, naquele ano, os médicos conseguiram diagnosticá-lo precocemente durante um exame de rotina, o que contribuiu para uma porcentagem maior de cura.
Até o momento, De Niro não se pronunciou sobre o caso. Com isso, seu assessor de imprensa Stan Rosenfield explicou que a preferência do artista é não divulgar se foi submetido a cirurgia ou outro tratamento. Apesar disso, hoje ele já está curado.
6. Pedro de Lara
Diferentemente dos casos citados acima, o radialista e artista de televisão Pedro de Lara morreu em 2007 por conta de um câncer de próstata que se espalhou para outros órgãos do corpo.
A saúde de Lara estava muito crítica no dia de sua morte: o artista apresentou febre e um quadro de infecção, segundo informações do G1 na época.
7. James Brown
James Brown foi músico, cantor e dançarino do funk norte-americano. Aos 71 anos recebeu o diagnóstico de câncer de próstata, após um teste de PSA, no ano de 2004. Assim como muitos homens, Brown não apresentou sintomas da doença.
Depois da notícia, ele teve a opção de fazer vigilância ativa, prostatectomia radical, criocirurgia ou braquiterapia. Sendo assim, optou pela última, que funciona como uma radioterapia interna e tem menor risco de efeitos colaterais. Ele sempre lidou muito bem com a doença e procurava ser positivo. Em 2006, morreu de insuficiência cardíaca por complicações da pneumonia.
8. Dennis Hopper
Quando o ator de Hollywood Dennis Hopper soube do diagnóstico de câncer de próstata aos 73 anos, precisou cancelar diversos compromissos para focar no tratamento, em 2009.
Em seguida, ele recebeu tratamento experimental na Universidade do Sul da Califórnia. Entretanto, não resistiu, pois a doença já estava em estágio terminal e faleceu em maio de 2010.
9. Mandy Patinkin
Em 2004, o ator e cantor Mandy Patinkin recebeu a notícia do câncer de próstata. Na época, ele estava com 51 anos - com a idade próxima do pai quando faleceu de câncer de pâncreas.
Em entrevista à revista Coping With Cancer, ele disse que não recebeu muito bem a notícia da doença: "Senti-me tonto e oprimido, e estava chorando ao telefone".
Patinkin optou pelo tratamento de prostatectomia radical e teve recuperação completa em pouco tempo, tornando-se vegano por um tempo.