Médico formado pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência Médica em Psiquiatria pela Faculdade de Medi...
iRedatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
O que é o lança-perfume?
O lança-perfume, popularmente conhecido como loló ou cheirinho da loló, é uma droga produzida a partir de uma combinação de éter, clorofórmio, cloreto de etila e essência de perfume.
Esses solventes químicos são embalados em tubos de alta pressão de forma que, ao entrarem contato com ar ambiente, é rapidamente evaporado.
Na maioria dos casos, o uso do lança- perfume é feito através da aspiração pelo nariz ou boca. Contudo, há relatos de ingestão em conjunto com bebidas alcoólicas.
Origem do lança-perfume
O lança-perfume chegou ao Brasil no início do século XX. Em 1906, a droga ganhou popularidade no carnaval do Rio de Janeiro e, desde então, se tornou um produto muito consumido entre os carnavalescos.
No começo, o lança-perfume era utilizado como uma brincadeira entre os foliões nos bailes de carnaval, onde inclusive crianças esguichavam o produto na multidão, já que ele causava uma sensação refrescante e exalava um cheiro bom - daí o nome lança-perfume. No entanto, com o tempo algumas pessoas passaram a inalar a droga já que ela gerava sensações de excitação e alegria.
Em 1961, o Presidente Jânio Quadros determinou a proibição do comércio e importação da droga no Brasil. A decisão ocorreu após uma sugestão do jornalista Flávio Cavalcante que realizou uma série de investigações de mortes por parada cardíaca e embriaguez.
Saiba mais: Entenda como acontece a relação entre drogas ilícitas e álcool
Atualmente, o uso ou porte do lança-perfume é crime, podendo levar à prisão. Apesar disso, o lança-perfume continua a ser uma das drogas mais utilizadas por adolescentes e jovens em festas.
Como o lança-perfume age no organismo?
Segundo o psiquiatra Matheus Cheibub David Marin, a substância, quando inalada, chega aos alvéolos pulmonares e rapidamente atinge a corrente sanguínea, causando alterações em diversos sistemas do organismo.
Além disso, o lança-perfume atinge todo o sistema nervoso, provocando aceleração cardíaca e diversos outros sintomas que trazem vulnerabilidade para o usuário da droga.
Efeitos físicos e psíquicos do lança-perfume
Como no uso de qualquer outro tipo de droga, os efeitos do lança-perfume dependem da sensibilidade da pessoa, do ambiente, da dose, das substâncias presentes no frasco e da expectativa diante do uso. Os principais efeitos do lança-perfume são:
- Aumento de batimentos cardíacos, podendo chegar a 180 batimentos por minuto
- Euforia
- Excitabilidade
- Alterações sensoriais (alucinações e ruídos altos)
- Tontura
- Formigamento da face e extremidades
- Parestesias em extremidades (dormência).
Em casos de intoxicação, a pessoa pode sofrer desmaios, tonturas, perda da capacidade cognitiva e psicomotora, podendo inclusive entrar em coma.
No dia seguinte ao uso da droga, o indivíduo sofre uma depressão do cérebro, que resulta na destruição de neurônios e na dificuldade de concentração e locomoção, além de déficit de memória, apatia, dor de cabeça e até mesmo perda de consciência.
Quanto tempo demora para o efeitos aparecerem?
Por atingir a corrente sanguínea rapidamente, os efeitos surgem em segundos. Os efeitos do lança-perfume são rápidos, podendo durar entre 15 e 40 minutos.
De acordo com a psiquiatra Sonia Palma, como o lança-perfume causa efeitos em um espaço de tempo muito curto, os usuários tendem a usar grandes doses da droga, gerando um ciclo vicioso.
Riscos do uso do lança-perfume com outras drogas
A combinação de drogas é sempre imprevisível e pode ser bastante perigosa. De acordo com a psiquiatra Maria Beatriz, drogas ilegais não são controladas e o usuário não sabe exatamente quais substâncias está usando e quais os riscos dela ou de associá-la à outras.
"O uso de substâncias depressoras como o álcool reduz o efeito do lança-perfume - o que pode fazer com que o indivíduo precise utilizar doses ainda maiores para atingir o efeito desejado. Em contrapartida, drogas excitatórias como cocaína potencializam seu efeito e consequentemente os danos causados", afirma Matheus Marin.
Riscos do uso exacerbado do lança-perfume a longo prazo
O uso frequente ou a longo prazo de lança-perfume está associado a dificuldades de concentração, déficit de memória, depressão, lesões no fígado, na medula óssea, nos nervos periféricos e rins.
Outra complicação que a droga pode trazer é deixar o coração sobrecarregado devido à grande exposição por adrenalina, podendo causar arritmias, infartos ou até a morte.
Saiba mais: Como cada tipo de droga age no organismo?
O lança-perfume possui benefícios medicinais?
Atualmente não existe nenhuma comprovação científica de que o lança-perfume possa ter benefícios medicinais. Embora existam inalantes que sejam anestésicos, as substâncias presentes no lança-perfume só trazem malefícios para o organismo.
Lança-perfume causa dependência?
A psiquiatra Sonia Palma afirma que existe muita controvérsia sobre o fato do lança-perfume gerar um vício. "Toda droga que age no organismo de forma rápida leva ao uso frequente e exacerbado, podendo sim levar a uma dependência, no sentido de tolerância", diz.
Como dito anteriormente, os efeitos do lança-perfume duram no corpo por, no máximo, 40 minutos. Isso faz com que o usuário queira usar a droga cada vez mais para prolongar os efeitos, levando assim a uma necessidade.
De acordo com Matheus Marin, as substâncias do lança-perfume têm um potencial de mortalidade muito maior do que o de desenvolver comorbidade.
"Logo, a nossa preocupação maior é pela letalidade que esta droga pode causar. E vale o alerta de que o profissional de Saúde deve sempre ser procurado em casos de sinais de intoxicação (agudo) ou por complicações pelo uso crônico do lança-perfume", alerta.
É possível ter overdose pelo uso de lança-perfume?
Como o lança-perfume entra e sai do organismo muito rápido, o usuário, caso tenha predisposição, pode experienciar efeitos muito ruins, como desmaio e convulsão e, dependendo da sensibilidade, até entrar em coma. Desta forma, é possível dizer que o uso do lança-perfume pode sim levar à overdose em alguns casos.
Referências
(1) Matheus Cheibub David Marin, psiquiatra especialista em Dependência Química pelo GREA - IPq - HCFMUSP. Assistente do Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio-Libanês e do Programa Redenção pela Prefeitura Municipal de São Paulo-SP;
(2) Sonia Palma, psiquiatra da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Doutora em Ciências pela UNIFESP/SP;
(3) Maria Beatriz Brisola dos Santos, psiquiatra do Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio-Libanês