Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Natação é uma atividade que você tem curiosidade de conhecer, mas se sente meio sem jeito de ir para a piscina da academia ou, como eu, fica até com um pouco de vergonha por "não ter mais idade pra isso"? Você não está sozinho nessa! Para tentar te ajudar, eu fiz uma aula teste e vou contar como funciona. Mas antes, preciso explicar como tudo isso começou: nós fizemos uma enquete no nosso Instagram (@minhavidaoficial - segue a gente por lá!) perguntando quais modalidades nossos seguidores tinham vontade de conhecer. As mais votadas foram: Funcional, Natação e Corrida.
Assim, eu fui conhecer a aula de natação da academia Cia Athletica. Lá, o treino de natação é individualizado, passado pelo professor a cada aula. Assim, eles conseguem atender alunos de níveis diversos e com objetivos variados, indo desde adaptação inicial até treinamento para competição.
Minha experiência e como funciona a aula inicial
Eu já sei nadar um pouco, mas ainda me enquadro nos iniciantes. Fui para a aula sabendo o nado crawl, peito e costas, mas confesso que não tenho muita habilidade em nenhum deles ainda e tenho dificuldade especialmente em controlar a respiração durante o movimento. No começo do treino, o professor Fernando Cinalli Alde, que me orientou no dia, perguntou um pouco sobre o que eu já sabia de natação e contou sobre a piscina: 25 metros de comprimento, com profundidade que podia chegar a 2 metros na ponta final.
Depois, foi só cair na piscina (sem pular, algo que Fernando explicou que pode ser muito perigoso). Para começar, fiz 4 chegadas (ir até o final da piscina e voltar) de aquecimento, variando entre os tipos de nado que eu conheço. Ali, o professor já conseguiu ver as correções que precisavam ser feitas nos movimentos que eu fazia e aquilo acabou direcionando a minha aula.
Depois do aquecimento, vieram exercícios mais focados em perna, como bater os pés com a nadadeira, um acessório que eu nunca tinha usado e achei sensacional! Ali, o professor orientou cada movimento com bastante cuidado, mas sem pressionar demais, afinal, na natação existem muitos aspectos a serem considerados e que levam tempo para o aluno assimilar todos. É um processo que, como em todo esporte, exige calma e, claro, bastante treino. Mas nessa aula consegui ver a diferença que esses pequenos ajustes podem fazer no movimento e na performance.
Como era minha primeira aula ali, foi um treino em ritmo tranquilo. Quando o professor via que eu estava ficando mais cansada, ele me passava exercícios para regular a respiração e relaxar um pouco mais. Essa é a importância da orientação individualizada na natação: cada pessoa terá uma dificuldade diferente, um histórico diferente com a água e, por isso, a aula caminha de maneiras muito diversas.
Como minha grande dificuldade é cadenciar a respiração, o professor Fernando me orientou um pouco em relação a isso. Ele disse que o segredo está em não puxar e soltar o ar demais, nem de menos. É encontrar o quanto de ar você precisa em cada respiração e, para isso, só testando e treinando muito! Ainda não encontrei a medida certa para mim, mas certamente essa dica vai me ajudar bastante a desenvolver isso.
Fiz 45 minutos de aula, que podem queimar até 300 calorias. A natação também melhora muito o condicionamento cardiovascular e ajuda a prevenir lesões. São inúmeros benefícios que você pode ver por completo aqui, mas nada se compara a sensação de estar na água, fazendo uma atividade física e relaxando o corpo e a mente ao mesmo tempo. Por isso, acredito que a natação merece uma chance na sua vida - você não vai se arrepender. E a vergonha? Ela existe, mas não deixe que esse sentimento te impeça de usufruir de tudo que esse esporte tão completo tem para oferecer.