Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Você sabia que é possível ter abstinência após o uso prolongado de cremes com esteróides? Embora esse assunto não seja muito discutido, antes de iniciar ou parar a utilização do remédio é preciso conversar com o médico sobre os efeitos colaterais.
Recentemente, a história da enfermeira Laura Barnett, de 45 anos, chocou muitos internautas. Isso porque, ela ficou com todo o rosto descascando após parar de usar cremes como esteróides.
Por nove anos, Laura usou cremes esteróides para tratar o que os profissionais acreditavam ser eczema. No entanto, anos depois ela descobriu mas na verdade tinha uma alergia aos ácaros da poeira e por isso decidiu parar de usar o medicamento.
"Eu não sabia nada disso no começo. Quanto mais usar cremes esteróides, mais forte ele precisará ser para oferecer o mesmo alívio com o passar do tempo. E quando, 18 meses atrás, parei de usá-los, em cinco dias comecei a ver os sintomas de abstinência - algo que os médicos nunca me alertaram", revelou ao DailyMail.
Os primeiros sinais notados por Laura foram que sua pele começou a descascar, coçar e sangrar incessantemente, fazendo com que ela acordasse no meio da noite para tomar banho para aliviar a pele.
A condição passou a afetar o seu relacionamento com o parceiro, impediu que ela passasse mais tempo com seu filho e prejudicou seu desempenho no trabalho. "Eu estava estressada, ansiosa e sem dormir então eu era como um zumbi no trabalho", disse.
Atualmente, Laura está gerenciando melhor seus sintomas, tendo surtos menos graves e que não duram tanto tempo. "Hoje, eu ficaria aterrorizada ao entrar em contato com um pote desses cremes. Agora sei que se você tiver que usá-los a longo prazo, eles impedem que a pele se comporte normalmente", completou.
É importante alertar que o médico ou farmacêutico deve ser consultado após o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso de qualquer medicamento.