Nutricionista e farmacêutica, pós graduada em Terapias Integrativas, especializada em modulação intestinal, psiquiatria...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Ter os cabelos longos e saudáveis tende a ser um grande desafio para aqueles que sofrem com a queda capilar. No entanto, a solução para este problema pode estar mais próxima do que muitos imaginam: na cozinha.
Ao MinhaVida, Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais, explica que a alimentação tem impacto direto no ciclo do crescimento capilar.
“Nutrientes específicos são essenciais para a produção e regeneração das células dos folículos pilosos, além de influenciar a síntese de queratina, proteína fundamental para a estrutura capilar”.
Leia também: O que realmente acontece se você arrancar cabelo branco
Como a falta de uma alimentação balanceada afeta o cabelo?
Como dito anteriormente pela especialista, existem alguns nutrientes que são cruciais para a saúde capilar. Assim sendo, em uma dieta carente de ingredientes fontes destes nutrientes, os fios podem ser severamente afetados.
“Deficiências nutricionais, como a falta de aminoácidos, vitaminas e minerais, podem prejudicar o ciclo capilar, interferindo em todas as fases do fio, causando queda de cabelo, perda de elasticidade e brilho. Além disso, a falta de antioxidantes aumenta o estresse oxidativo no couro cabeludo, levando à inflamação e fragilidade capilar”, esclarece Verônica.
Leia também: Como fazer a unha crescer mais rápido e forte: 7 dicas de uma dermatologista
Os alimentos essenciais para o cabelo crescer forte e saudável
Para que o cabelo cresça forte e com muito brilho, de início, o cuidado deve ser de dentro para fora. Verônica explica que dietas restritivas podem causar sérios danos à saúde capilar, e ressalta: a chave para ter um cabelo bonito está em manter uma alimentação equilibrada e colorida.
Abaixo, confira os alimentos que mais contribuem para a saúde capilar, segundo a nutricionista.
- Ovos (Biotina e Proteínas)
- Espinafre (Ferro, Vitamina A, C e Folato)
- Salmão e Sardinha (Ômega-3 e Vitamina D)
- Nozes e Sementes (Vitamina E, Zinco)
Cabe ressaltar que, em caso de queda excessiva dos fios, é fundamental marcar uma consulta médica para verificar se a origem do problema está relacionado somente a uma deficiência nutricional.
Leia também: Como fazer a sobrancelha crescer: veja dicas supersimples