Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iUm rapaz de 20 anos faleceu em São Gonçalo (RJ) depois de sofrer três paradas cardíacas em consequência do uso de anabolizantes. Para perder peso e ganhar massa muscular, Matheus fazia uso dos hormônios T3 e T4, bem como de salbutamol. As substâncias agiram diretamente no coração e no pulmão do jovem, dilatando suas veias e resultando em infartos; ele não resistiu e foi a óbito.
Vigorexia: transtorno obsessivo pela aparência musculosa
Matheus frequentava a academia desde os 14 anos. Aos 18, começou a se preocupar exageradamente com a aparência e em ganhar massa muscular rapidamente; então, iniciou o uso de anabolizantes sem orientação médica.
A vaidade excessiva em relação à forma física, principalmente à uma musculatura definida e hipertrofiada, faz de Matheus um jovem com vigorexia (Transtorno Dismórfico Muscular). Mais frequente no público masculino de 18 a 35 anos, a vigorexia afeta a autoimagem. Ou seja, traz uma construção distorcida da aparência, fazendo com que o indivíduo acredite ser fraco e magro mesmo que tenha uma musculatura bastante forte e definida.
Quem sofre do transtorno muitas vezes recorre a uma rotina exagerada de exercícios físicos e ao consumo de anabolizantes na tentativa de conquistar "o corpo perfeito", por mais que este seja uma idealização inatingível.
Além de normalmente afetar os pacientes no que diz respeito à vida social (já que o foco estará direcionado à prática abusiva de atividades físicas), a vigorexia pode causar problemas psicológicos e físicos, levando até mesmo ao falecimento.
Leia mais sobre os sintomas e tratamentos da vigorexia aqui. Caso você ou algum conhecido apresente algum dos sintomas descritos, procure auxílio profissional.
Perigos escondidos nos anabolizantes
Salbutamol
O salbutamol é um medicamento indicado para tratamento de doenças pulmonares, além do relaxamento da musculatura (sendo recomendado para casos de parto prematuro).
Por ser uma substância estimulante, promove sudorese intensa, o que resulta em uma grande perda de água e eletrólitos (como sódio, potássio e cálcio). Estas perdas ocasionam uma redução de peso: porém, o emagrecimento é devido à perda de água e elementos essenciais ao corpo e não à diminuição de gordura.
O uso inadequado e sem prescrição médica pode resultar em:
- Paradas cardíacas
- Sudorese intensa
- Aumento da pressão arterial
- Enxaquecas
- Ânsia
- Tremedeiras
- Hipertensão
- Desidratação
- Disfunções urinárias
Hormônios T3 e T4
Produzidas de forma natural pela glândula da tiroide, a tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3) são hormônios que controlam a maneira com que as células do corpo gastam energia. Assim, afetam diretamente o metabolismo e auxiliam no crescimento de músculos e massa óssea.
Acelerar o metabolismo, queimar gordura, ganhar massa muscular e fortalecer ossos. Os hormônios T3 e T4 parecem ser um prato cheio para bodybuilders, como Matheus. Porém, suas versões sintéticas são apenas vendidas legalmente por prescrição médica (geralmente para inverter casos de hipotireoidismo) e o uso em excesso apresenta riscos à saúde, como:
- Paradas cardíacas
- Desidratação devido ao alto nível de evacuação
- Tremedeiras
- Ansiedade
- Estresse
- Arritmias
- Dores musculares
- Cãibras
- Infertilidade