Especialista em medicina do sono no Instituto do Sono, realizou o curso de cirurgias para apneia do sono no complexo Flo...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iQuando a rinite ataca, sempre surge a dúvida do que fazer. Quem sofre de rinite pode entrar em crise em situações de mudanças bruscas de clima e de contato com cheiros fortes e poeira. Os sintomas mais comuns incluem congestão nasal, espirros, coriza, coceira no nariz, nos olhos e na garganta e diminuição do olfato.
“Quando a rinite evolui para um quadro infeccioso, como sinusite, a crise passa de 5 dias e a secreção muda para um aspecto mais amarelado, além de apresentar febre e dor na face”, explica a otorrinolaringologista Samanta Dall´Agnese
Saiba mais: Rinite: conheça os tipos e saiba como tratá-los
Para evitar complicações maiores, separamos algumas dicas que ajudam a aliviar os sintomas da rinite, são elas:
1. Evite contato com cheiros fortes
É importante evitar o contato com odores fortes e poeiras. Além dos ácaros, produtos de limpeza, perfumes, inseticidas, tintas com cheiro forte e fumaça de cigarro são algumas substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidas longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema. Por isso, use máscara quando precisar limpar armários ou entrar em um local com poeira.
2. Mantenha o ambiente arejado
Para evitar o acúmulo de cheiros fortes e de outras substâncias no ar que possam piorar o quadro, é importante manter um ambiente arejado e exposto à luz do sol sempre que possível. Evite ambientes fechados, sem circulação de ar, e procure trocar as roupas de cama ao menos uma vez por semana, evitando aquelas que estão guardadas há muito tempo, sempre lave-as antes.
3. Faça lavagem nasal
A lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% é uma técnica simples e eficaz que, além de prevenir infecções, ajuda a aliviar os sintomas de congestão nasal e de rinite. É recomendado lavar o nariz de duas a três vezes ao dia e isso pode ser feito diariamente ou quando necessário, conforme as recomendações médicas. O soro fisiológico pode ser aplicado com seringa, conta-gotas ou spray limpo e estéril. É muito indicado, em especial para as crianças.
Saiba mais: Como fazer a lavagem nasal corretamente?
4. Busque um estilo de vida saudável
Buscar um estilo de vida mais saudável inclui prezar por uma alimentação balanceada e rica em minerais, vitaminas e outros nutrientes encontrados em alimentos in natura, que favorecem o sistema imunológico, como frutas, verduras e sementes, em especial gengibre, cebola, laranja, abacaxi, linhaça e chia.
5. Evite assoar o nariz com força
A pressão ao tentar assoar o nariz com força ou o ato de tentar impedir o espirro pode gerar sangramentos nasais. Por isso é importante realizar a lavagem nasal, para tirar o excesso de secreção e, posteriormente, higienizar com cuidado, de preferência com lenços de papel.
6. Remédios para rinite
Alguns medicamentos, como antialérgicos e descongestionantes, prescritos conforme orientação médica, podem ajudar no alívio rápido dos sintomas da rinite. Mas atenção: os descongestionantes em excesso podem levar a efeitos colaterais sérios. Por isso, não se automedique.
Saiba mais: Usar descongestionante nasal em excesso faz mal à saúde?