Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Não é incomum ter dores nos joelhos ou encontrar pessoas que se queixam de desconforto nas juntas. Quando isso acontece, os incômodos geralmente são associados à terceira idade, mas nem sempre é assim. Ficar muito tempo em pé, dirigir2, jogar futebol ou realizar atividades que exigem muito das articulações pode causar dores em qualquer idade.
Porém, as principais queixas ainda estão relacionadas às dores articulares3, principalmente quando elas são causadas pela osteoartrite4, conhecida também como artrose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 15 a 20% da população mundial sofre com a artrose e cerca de 80% da população com mais de 65 anos tem a doença5.
A osteoartrite também é a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal6. Mas como conviver melhor com a doença sem sentir dores diariamente e sem precisar recorrer à cirurgia? Uma das alternativas é a viscossuplementação3.
Afinal, o que é a viscossuplementação?
Apesar do nome diferente, o método é simples e consiste na aplicação de injeções7 intra-articulares de ácido hialurônico8, um agente produzido naturalmente por células da membrana sinovial, que se assemelham ao líquido articular, responsável pela mobilidade do joelho.
No Brasil, quando se trata da viscossuplementação, a principal referência é Synvisc One7. O medicamento proporciona alívio da dor, estimula a produção de cartilagem e melhora a rigidez muscular que aparece em casos de artrose, por lubrificar as articulações. Apesar de ser associado às dores nos joelhos, Synvisc One7 pode ser usado nas juntas dos ombros, tornozelos e quadris.
Quem realiza a aplicação do Synvisc One no local das dores é o próprio médico do paciente, em consultório. A dosagem7 e a frequência de aplicação podem variar de acordo com cada caso; por isso, é fundamental reforçar que a automedicação não é indicada e pode prejudicar o sucesso do tratamento.
As injeções podem ser aplicadas uma vez por semana, durante três semanas consecutivas, e não devem ultrapassar o total de seis aplicações no período de seis meses7. O resultado após a aplicação é rápido e os efeitos podem ser sentidos por até aproximadamente seis meses.
Invista na mudança de hábitos
Além da viscossuplementação com Synvisc One7, outras alternativas podem ser consideradas para o tratamento de dores no joelho2 e demais desconfortos que acometem as juntas. É o caso de métodos como fisioterapia e acupuntura, além do uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios3.
Contudo, estas são medidas apenas pontuais. O tratamento para o alívio dos sintomas deve ir além, passando também pela mudança de hábitos do dia a dia1, que garante maior qualidade de vida para os pacientes quando atrelada à intervenção médica correta.
A primeira dica é investir, aos poucos, em exercícios9 aeróbicos, como hidroginástica e pilates, que estimulam o fortalecimento muscular. Lembre-se que, ao praticar esportes e atividades físicas no geral, é preciso começar pelo aquecimento, alongando os músculos. Este primeiro passo é fundamental para diminuir a sobrecarga nas articulações3 durante a prática.
Outro ponto de atenção é a balança9, uma vez que o sobrepeso força os joelhos e, em longo prazo, pode trazer dores, bem como dificuldades de mobilidade. Além disso, é importante evitar o consumo de álcool e cigarros, que são nocivos para o organismo como um todo e podem prejudicar o tratamento7.
O que fazer durante uma crise de dor?
Nem sempre é possível buscar ajuda médica no momento exato de uma crise aguda de dor. Pensando nisso, reunimos dicas simples que podem amenizar3 o desconforto em momentos de crise. Confira:
- Aplique gelo sobre o local e descanse
- Evite subir e descer escadas
- Eleve o joelho para diminuir o inchaço
- Não faça exercícios físicos
- Não fique muito tempo na mesma posição.
Ao notar que dor, inchaço e rigidez muscular são persistentes, procure um especialista e comece o tratamento10 indicado por ele.
Referências:
1 - Minha Vida. Artrose: sintomas, tratamento e causas. Disponível em: /saude/temas/artrose.
2 - Minha Vida. Dor no joelho. Disponível em: /saude/temas/dor-no-joelho.
3 - Minha Vida. Dor nas articulações: tratamento e causas. Disponível em: /saude/temas/dor-nas-articulacoes.
4 - Minha Vida. Artrose. Disponível em: /saude/temas/artrose.
5 - EBC Rádios. 15 milhões de brasileiros sofrem com artrose. Disponível em: http://radios.ebc.com.br/cotidiano/edicao/2015-04/80-da-populacao-mundial-sofre-de-artrose-e-no-brasil-sao-15-milhoes-de.
6 - Governo do Brasil. Osteoartrose. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/04/osteoartrose.
7 - Sanofi. Bula Synvisc One. Disponível em: https://www.medicalservices.com.br/Content/Arquivos/Bulas/ifu_synvisc_clean.pdf.
8 - Minha Vida. Ácido hialurônico: o que é, para que serve e como usar. Disponível em: /beleza/tudo-sobre/17759-acido-hialuronico.
9 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Osteoartrite (Artrose). Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/.
10 - Minha Vida. Quais são os tratamentos mais eficazes para artrose nos joelhos?. Disponível em: /saude/perguntas/10260-quais-sao-os-tratamentos-mais-eficazes-para-artrose-nos-joelhos.